A verdade sobre a Petrobrás durante os anos de governo PT A verdade sobre a Petrobrás durante os anos de governo PT

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 19 de outubro de 2018

petrobrasNos últimos 15 anos, a Petrobrás cresceu consideravelmente e passou a ser a maior empresa do Brasil. Os investimentos em pesquisa possibilitaram a descoberta do pré-sal, hoje considerado uma das maiores riquezas do País e cuja estimativa de tamanho varia entre 50 ou 60 bilhões de barris até 150 bilhões, o suficiente para abastecer o País durante todo o século XXI.

Além disso, os investimentos realizados durante o governo PT transformaram a Petrobrás em uma empresa integrada de energia atuando em todas as regiões do Brasil e nas mais variadas formas de matrizes: geração de energia por meio de termelétricas, produção de biodiesel, na indústria petroquímica e de fertilizantes. Também passou a ser uma empresa integrada, atuando desde a extração do petróleo bruto até seu refino e comercialização no mercado interno e externo.

Todo esse crescimento fez com que a empresa gerasse milhões de novos empregos próprios e terceirizados e possibilitou ainda o desenvolvimento da indústria brasileira, especialmente por meio da política de conteúdo local que exigia que a estatal adquirisse produtos nacionais em suas obras.

No entanto, toda essa política foi desfeita durante o governo Michel Temer. O pré-sal foi quase todo leiloado a multinacionais estrangeiras (ao todo, o governo Temer fez 4 leilões em dois anos); a política de conteúdo local acabou; e a direção da empresa passou a vender áreas não ligadas à exploração de petróleo. Também reduziu a companhia por meio da diminuição da produção de combustíveis para abastecer o País e do corte de pessoal através de programas de demissão voluntária e cortes de contratos.

Uma das justificativas do governo para o desmonte seria a recuperação da empresa após a operação Lava Jato que, apontou para o desvio de cerca de R$ 6 bilhões. Porém, esse valor não representa nem 2% do valor investido na Petrobrás no mesmo período. Confira no infográfico abaixo:

rainbow-timeline3