Minas é o estado do Sudeste que menos votou em Jair Bolsonaro Minas é o estado do Sudeste que menos votou em Jair Bolsonaro

Diversos, Notícias, Tribuna Livre, Novidades, Política | 1 de novembro de 2018

mapamgApesar da vitória de Jair Bolsonaro (PSL) em todos os estados do Sudeste, Minas Gerais foi o estado onde esse resultado foi menos expressivo. O candidato do PSL obteve 58,19% dos votos válidos no segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Já em São Paulo (67,97%), Rio de Janeiro (67,95%) e Espírito Santo (63,06%), Bolsonaro ultrapassou os 60% dos votos.

Segundo o cientista político Rudá Ricci, o resultado reflete também uma tradição do povo mineiro. Nas eleições de 2014, Dilma Rousseff (PT) obteve 52,41% dos votos válidos em Minas, contra 47,59% de Aécio Neves (PSDB), ex-governador e senador do Estado à época. “Minas é um estado dividido ideologicamente. Acima de Belo Horizonte, há uma tendência de votar em candidatos mais à esquerda e progressistas, especialmente nas regiões do Jequitinhonha, Norte e Mucuri. Já na região mais central, como é o caso da Zona da Mata, essa tendência vai se diluindo. E, ao sul de Belo Horizonte, a votação passa a ser mais conservadora, muito influenciada pela proximidade dos municípios com São Paulo. Mas, historicamente, desde o final do regime militar, Minas Gerais vem votando em candidatos mais progressistas”.

A divisão do Estado tanto é assim que, na capital mineira, Bolsonaro teve 65,59% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT), 34,41%.
Além de Minas, Jair Bolsonaro também venceu em todos os estados das regiões Sul e Centro-Oeste e quase todos do Norte, com exceção do Pará e Tocantins. Já na região Nordeste, Fernando Haddad (PT) venceu em todos os estados, a maioria deles com mais de 60% dos votos válidos.