Dica cultural: Uma Noite de 12 Anos Dica cultural: Uma Noite de 12 Anos

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 30 de novembro de 2018

Em cartaz no Usiminas Belas Artes Cinema (Rua Gonçalves Dias, 1.581, Lourdes – Belo Horizonte), o filme “Uma noite de 12 anos” retrata o período de 12 anos em que o ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica ficou preso – durante a ditadura uruguaia que durou de 1973 a 1985.

No longa, baseado em fatos reais, é retratada a verdadeira história de superação de Pepe Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro. Por quase todo o período da prisão, os três companheiros do movimento guerrilheiro Tupamaros permaneceram em isolamento – sem qualquer visita ou acesso a informações externas sobre o que acontecia no Uruguai.

Com o fim da ditadura, os ex-tupamaros se uniram ao movimento de esquerda Frente Ampla, que nos anos 80 e 90 ampliou sua presença em espaços de poder e, em 2005, conquistou a Presidência do País com a candidatura do médico Tabaré Vázquez, atualmente em seu segundo mandato.

Mujica foi eleito deputado, senador e, em 2010, tornou-se presidente do Uruguai. No mês de agosto, aos 83 anos, renunciou ao seu cargo no Senado alegando motivos pessoais. Eleutério Fernández Huidobro, morto em 2016, aos 74 anos, ocupou uma cadeira no Senado. No governo Mujica, comandou a pasta da Defesa, cargo que manteve quando Vázquez foi reeleito. Já Mauricio Rosencof, hoje com 85 anos, é poeta, escritor, jornalista e colunista da revista “Caras e Caretas”, além de diretor de cultura da prefeitura de Montevidéu.