Sindipetro/MG promove 1° Encontro de Mulheres Petroleiras de MG Sindipetro/MG promove 1° Encontro de Mulheres Petroleiras de MG

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 21 de dezembro de 2018

img_20180301_213726360Em março de 2018 o Sindipetro/MG promoveu o 1° Encontro de Mulheres Petroleiras de Minas Gerais. A reunião reuniu nove petroleiras da ativa e aposentadas, entre elas as diretoras do Sindicato Letícia Duval, Márcia Lima e Maria Edna Vieira.

O encontro debateu os desafios enfrentados pelas mulheres no cotidiano e, principalmente, no Sistema Petrobrás. Também foram apresentadas demandas e reivindicações e apontadas sugestões e críticas à política de gênero da empresa e também do Sindicato.

A partir do Encontro, as mulheres se organizaram em um grupo e oito delas participaram do 6° Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de abril em Natal (RN). Essa foi a maior comitiva enviada por Minas ao encontro de mulheres.

Jurídico especializado

No I Encontro de Mulheres Petroleiras de Minas foram relatados muitos casos de assédio e de preconceito contra as trabalhadoras. Nesse contexto, o departamento jurídico do Sindipetro/MG percebeu a necessidade de criar um espaço de diálogo, onde as petroleiras se sintam à vontade para expor suas demandas – dentro e fora do ambiente de trabalho.

A proposta não é segregar ainda mais as mulheres, mas oferecer um atendimento jurídico amplo, voltado para especificidades das demandas femininas. Esse atendimento acontece todas às quartas-feiras de 10h às 18h, na sede do Sindipetro/MG.