Sindipetro/MG participa de Congresso Unificado em SP Sindipetro/MG participa de Congresso Unificado em SP

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 14 de fevereiro de 2019

Diretor de comunicação do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro (Foto: Sindipetro Litoral Paulista)

Os diretores do Sindipetro/MG, Alexandre Finamori e Felipe Pinheiro, participaram no último final de semana do 3º Congresso Unificado dos Petroleiros de São Paulo (Coupesp), realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP). O evento contou com uma ampla representação das bases petroleiras, com participação da maioria dos sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

O Congresso debateu a atual conjuntura política e econômica, a situação do refino que está ameaçado pela privatização e uma alternativa ao Plano Petros 1, cujo equacionamento tem penalizado a categoria petroleira.

Entre as resoluções aprovadas no Congresso estão a reestatização da Vale, a luta contra o Plano Petros 3, a realização de uma caravana pelo Brasil contra a privatização e o desmonte da Petrobrás, a promoção do Fórum Unificado de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) em São Paulo, e a realização de um Encontro das Mulheres Petroleiras do Estado de São Paulo.

“O Congresso representou um avanço muito importante na construção da unidade na luta da categoria, uma demanda antiga dos petroleiros de Minas. Por mais que se trate do terceiro evento unitário dos sindicatos paulistas, nunca houve uma representação tão grande de bases de todo País, envolvendo convidados das duas federações. Nosso balanço reforça um sentimento da base: há mais convergências do que divergências entre nós”, disse o diretor de comunicação do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro.