Carnaval da Resistência: veja a programação dos blocos de luta que desfilarão nas ruas de BH Carnaval da Resistência: veja a programação dos blocos de luta que desfilarão nas ruas de BH

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 27 de fevereiro de 2019

Foto: Andre Fossati

O surgimento do Carnaval remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma. Também há uma associação com a Igreja Católica e a etimologia da palavra Carnaval, que é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. Sendo assim, o significado estaria relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a quaresma.

E, segundo estudiosos do tema, desde essa origem remotas é inegável é o caráter de denúncia e inversão dos papéis sociais presentes Carnaval. “Em outras palavras, carnavalizar é formar triângulos, é relacionar pessoas, categorias e ações sociais que normalmente estariam soterradas sob o peso da moralidade sustentada pelo estado”, afirma o antropólogo Roberto DaMatta, no livro “Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro”.

Em artigo publicado em 2012, na revista Época, o antropólogo reforça: “Carnavais e carnavalizações servem para legitimar uniões ou entrelaçamentos entre os diferentes por meio do canto, da música e da dança e, acima de tudo, do riso que dissolve barreiras; ao passo que as festividades da ordem reforçam a autoridade e as diferenças”.

E no sentido de expor as contradições e denunciar as injustiças, vários Blocos de Carnaval de BH levam às ruas bandeiras contra a retirada de direitos dos trabalhadores e estudantes, contra o racismo, homofobia e a misoginia, contra as políticas do atual governo que podem contribuir para o aumento da violência e agravamento das desigualdades sociais.

O Sindipetro/MG realizou um levantamento de alguns blocos que estarão nas ruas de Belo Horizonte entre 2 e 5 de março levantando na luta em defesa dessas pautas. Confiram a programação e vamos juntos defender nossas bandeiras também Carnaval: