Mulheres lutam por direitos e contra retrocessos em BH Mulheres lutam por direitos e contra retrocessos em BH

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 11 de março de 2019

Centenas de mulheres saíram às ruas em dois grandes atos realizados na última sexta-feira (8) – Dia Internacional da Mulher – em Belo Horizonte. Entre as pautas a luta por respeito às mulheres e contra o machismo, o patriarcado, a misoginia e a retirada de direitos.

Um dos atos foi organizado pela Frente Brasil Popular e outro pela Frente Povo Sem Medo. As marchas saíram de pontos diferentes da capital, mas se encontraram para uma caminhada conjunta até a Praça da Estação, no centro da capital mineira.

As mulheres denunciaram o projeto de Reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL) – que impacta sobremaneira o público feminino. Também gritaram contra o governo e pediram justiça pela vereadora Marielle Franco (PSOL) – brutalmente assassinada em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro – e pelas vítimas do crime da Vale em Brumadinho (MG).

Participaram da organização dos atos militantes de diversos movimentos sociais e também mulheres de aproximadamente 40 blocos de Carnaval – que formaram uma bateria única e tocaram ao som de diversas vozes femininas que se revezaram no trio elétrico.

A bandeira por “Lula Livre” também esteve presente no ato das mulheres em BH. O ex-presidente foi apontado como o homem que mais fez pelas mulheres durante seu governo.

Veja algumas imagens dos atos: