Sindipetro/MG convida trabalhadores a participarem do Curso de Realidade Brasileira Sindipetro/MG convida trabalhadores a participarem do Curso de Realidade Brasileira

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 8 de abril de 2019

Estão abertas até o dia 20 de abril, as inscrições para o Curso de Realidade Brasileira de Belo Horizonte 2019. Ao todo serão oito módulos que acontecerão no Sindipetro/MG (avenida Barbacena, 242, Barro Preto – Belo Horizonte). O 1º módulo será nos dias 27 e 28 de abril e o tema será Economia Política, com assessoria do técnico do Dieese, Carlos Machado.

O curso busca sua autossustentação através de iniciativas desenvolvidas ao longo dos encontros e com a colaboração de R$ 30 por módulo por inscrito. Os módulos acontecerão nas datas especificadas abaixo, sempre no sábado de 9h às 18h e no domingo de 9h às 12h. Será oferecido certificado de participação para quem tiver mais de 70% de frequência.

Para se inscrever, preencha o formulário: https://bit.ly/2Vmik8a

Para mais informações, envie um e-mail para: crbbelohorizonte@gmail.com

Programação

1° MÓDULO – 27 e 28 de abril
Economia Política – Carlos Machado (DIEESE-MG)

2° MÓDULO – 25 e 26 de maio
Formação Social Brasileira e Questão Racial no Brasil – Andréia Roseno (Rede de Mulheres Negras de Minas)

3° MÓDULO – 15 e 16 de junho
Formação Econômica do Brasil – Juliane Furno (Assessora de Formação da CUT)

4° MÓDULO – 13 e 14 de julho
Patriarcado na Formação Social Brasileira e Feminismo – Larissa Costa (Jornal Brasil de Fato)

5° MÓDULO – 17 e 18 de agosto
Questão Agrária no Brasil – João Pedro Stédile (MST)

6° MÓDULO – 21 e 22 de setembro
Mundo do Trabalho e Sindicalismo no Brasil

7° MÓDULO – 19 e 20 de outubro
Educação Popular e Trabalho de Base – CEPIS

8° MÓDULO – 23 e 24 de novembro
Projeto Popular para o Brasil – Frederico Santana Rick (Frente Brasil Popular)

Sobre o CRB

Os cursos sobre a realidade brasileira vêm sendo realizados desde 2001 e contribuem para um maior entendimento da realidade, da origem e das causas dos problemas brasileiros a partir de uma visão de projeto de sociedade. Para tanto, o CRB acontece à luz de pensadores e pensadoras como Caio Prado Junior, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Heleieth Saffioti, Paulo Freire, Vania Bambirra, entre outros, e a partir de categorias de análise originadas da crítica à economia política de Karl Marx.

O objetivo do curso é colaborar na formação política de militantes sociais do campo e da cidade, tendo como objetivo o resgate do pensamento crítico acerca da realidade política, social, econômica e cultural de nosso país. É também um espaço de articulação das lutas populares em torno de um projeto popular para o Brasil.

Essa é a sexta turma realizada em Belo Horizonte e é uma realização da Associação Henfil Educação e Comunicação, Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais e pelo jornal Brasil de Fato Minas Gerais.