Minas participa do 7º Encontro Nacional de Petroleiras da FUP Minas participa do 7º Encontro Nacional de Petroleiras da FUP

Diversos, Notícias, Tribuna Livre, Novidades | 12 de abril de 2019

Quatro petroleiras de Minas Gerais, sendo três delas diretoras do Sindipetro/MG, participaram entre os dias 5 e 7 de abril do 7° Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP, em Vitória, no Espírito Santo.

No evento foram debatidas questões como a privatização da Petrobrás, a proposta do governo de Reforma da Previdência, as mudanças realizadas pela atual gestão da estatal e como tudo isso afeta os direitos dos trabalhadores, especialmente das mulheres.

Na abertura do Encontro, a deputada federal Érika Kokai (PT-DF) e a professora do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa em Gênero e Sexualidades da UFES, Erineusa Silva, retomaram um pouco da história e do significado do feminismo e como ele é importante e central nas lutas atuais.

Também foi apresentado um panorama da desigualdade de gênero no Brasil, que passa pela violência contra a mulher (Brasil é o 5º país com maior número de casos de feminicídio no mundo), a desigualdade de oportunidades e de salários e a jornada excessiva de trabalho da mulher e o acúmulo de funções.

“Se hoje temos poucas mulheres no Parlamento, isso é fruto dessa sociedade. Lutar contra as desigualdades de gênero e a desumanização simbólica na sociedade é estruturante de qualquer luta. Não é a toa que o maior movimento por direitos no mundo, que foi a Revolução Francesa, teve a pauta feminina decapitada. Mas isso não é mais permitido hoje: ou a gente avança na equidade de gênero e no empoderamento feminino ou simplesmente não avançamos em nada”, afirmou Érika Kokay.