Regap tem novo acidente envolvendo produtos químicos Regap tem novo acidente envolvendo produtos químicos

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 15 de abril de 2019

Na última sexta-feira (12), a diretoria do Sindipetro/MG foi informada pelos trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap) sobre um novo acidente envolvendo produto químicos. Durante a drenagem de linha de soda cáustica no vaso 54-V-09, no tratamento de GLP da unidade de Coque, houve rompimento da tubulação ocasionando a projeção do produto na direção do operador que realizava a manobra.

Segundo informações repassadas ao Sindicato, o trabalhador foi atingido por soda cáustica devido ao vazamento. O operador utilizou o chuveiro de emergência para lavar os locais atingidos e, imediatamente, foi atendido e liberado pelo setor médico da Refinaria, com lesões leves. O Sindipetro/MG foi informado sobre a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) na última segunda-feira (15).

O acidente no Coque reacende o alerta na categoria petroleira após sete meses de um dos mais graves acidentes na Regap nos últimos anos – o rompimento de uma tubulação de ácido sulfúrico, que ocasionou ferimentos graves em um operador do setor de Utilidades. Coincidentemente, no último dia 9, a diretoria do Sindicato cobrou mais uma vez a compra imediata do produto neutralizante Diphoterine para a refinaria, justamente para situações envolvendo queimaduras químicas.

O Sindipetro/MG está acompanhando o caso e cobrará esclarecimentos da gerência local sobre os motivos que causaram esse acidente de alto potencial, assim como a aquisição imediata do Diphoterine para áreas com manipulação de produtos químicos.

*matéria atualizada no sia 17/04, às 13h47