Simulador do PP3 não mostra a realidade do benefício futuro Simulador do PP3 não mostra a realidade do benefício futuro

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 16 de maio de 2019

A Petros/Petrobrás colocou na internet um simulador do Plano Petros 3 (PP-3) para quem for do Plano Petros 1 (PP-1), Repactuado (R) e Não-Repactuado (NR). Porém, esse simulador só apresenta a parte positiva da proposta da empresa, pois só traz o valor de uma conta individual do PP-3, para que o beneficiário se impressione com o valor e com a possibilidade de sacar 15% deste.

O problema é que o simulador não apresenta o valor do benefício que será pago ao longo da expectativa de vida do participante. Além disso, diferente do atual plano, não terá mais reajustes, sendo feita somente a correção para se adequar ao rendimento e à expectativa de vida.

O fato é que há uma perda significativa nos rendimentos mensais ao longo do tempo, reduzindo o benefício pela metade em apenas dez anos. Isso, em uma previsão de o PP-3 da aplicação render 5,7% ao ano, mas a expectativa do mercado é de recessão com taxas futuras menor que 3,5% ao ano.

O Grupo de Trabalho (GT) da Petros, que reúne FUP, FNP, sindicato dos Marítimos e associações de aposentados, construiu uma nova proposta de equacionamento do déficit do PP-1, sem acabar com o Benefício Definido e mantendo a sustentabilidade do Planos Petros 1, Repactuado e Não-Repactuado. A proposta ainda precisa ser aprovada pela Previc.