Brigada petroleira participa de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás Brigada petroleira participa de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 28 de maio de 2019

A FUP e seus sindicatos estarão em Brasília na quarta-feira (29) para o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás. O evento ocorrerá na Câmara dos Deputados, onde serão apresentados dados sobre a importância da companhia e os riscos para a soberania nacional com o processo de desmonte e privatização, em especial das refinarias, dos dutos e do pré-sal.

Como parte da programação, às 9h, será realizado o debate “O Papel do Estado e Empresas Públicas”, no Hotel San Marco (inscrições: publiccomite@gmail.com) e às 15h, será lançado o livro “A Importância do Refino para a Petrobrás e para o Brasil”, no auditório Freitas Nobre.

Desmonte em curso

Nesta segunda-feira (27), a Petrobrás colocou à venda 27 campos maduros terrestres no Espírito Santo. A companhia já anunciou, também, o início do processo de venda de oito refinarias, da rede de postos no Uruguai, a redução no capital da BR Distribuidora, a saída do setor de termelétricas, diminuição nos investimentos em energia limpas e a venda Transportadora Associada de Gás (TAG), além de já ter se desfeito de campos de petróleo e gás natural em todo o país.

No mês passado, a estatal alienou 34 campos de produção terrestres no Rio Grande do Norte e metade dos direitos para exploração e produção no campo de Tartaruga Verde, na bacia de Campos. A empresa pretende vender também a Liquigás, entre outros ativos.

Diante desse quadro, mais do que nunca é prioritário que a sociedade saiba o que está ocorrendo com a maior empresa brasileira, e se envolva na defesa dos recursos energéticos brasileiros, da soberania e do pré-sal, que está sendo entregue na bacia das almas.