Sindipetro/MG convoca assembleias para rejeição da terceira proposta da Petrobrás Sindipetro/MG convoca assembleias para rejeição da terceira proposta da Petrobrás

Diversos, Eventos, Notícias, De que lado você está?, Tribuna Livre | 15 de agosto de 2019

O Sindipetro/MG convoca os trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e Termelétrica Aureliano Chaves para assembleias entre os dias 16 e 23 de agosto. O objetivo é a rejeição da terceira proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela Petrobrás.

As entidades sindicais entendem que a última proposta ainda insiste na retirada de direitos dos trabalhadores. É o caso das cláusulas referentes a horas extras, AMS e reajuste salarial, entre outras.

Outro ponto central da negociação salarial é a proposta de vigência do ACT por apenas um ano, exatamente em um contexto de privatização da empresa.

Além disso, a Petrobrás foi intransigente no processo negocial ao colocar a terceira proposta como sendo a última e ao ameaçar os trabalhadores de retirada de direitos a partir de 31 de agosto, quando vence o atual ACT.

A empresa ainda orientou que os gestores participem das assembleias de modo a constranger os trabalhadores a aprovarem a proposta.

A decisão pela rejeição da proposta saiu do último Conselho Deliberativo da FUP e as assembleias em todo o País acontecerão até o dia 30 deste mês.

Pautas

Além da rejeição da proposta, os trabalhadores também vão votar a aprovação de uma greve, cuja data ainda será indicada pela FUP, bem como a manutenção das negociações com a Petrobrás e a prorrogação do atual ACT até o fechamento de um novo acordo.

Veja na íntegra a terceira proposta da Petrobrás:

Veja também o comparativo das três propostas apresentadas pela Petrobrás até agora:

Leia também: