Sindipetro/MG realiza encontro com aposentados para debater Plano Petros 1 Sindipetro/MG realiza encontro com aposentados para debater Plano Petros 1

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 16 de agosto de 2019

Na última segunda-feira (12), o Sindipetro/MG realizou mais uma edição do Encontro Com Aposentados. Dessa vez, o evento contou com uma palestra do dirigente sindical e ex-conselheiro da Petros, Paulo César Martin, sobre o Plano Alternativo de Equacionamento do Plano Petros 1 (PP-1).

Ele explicou mais uma vez a atual situação do PP-1 e apresentou as alternativas propostas: o Plano Petros 3, criado unilateralmente pela Petrobrás, e a proposta alternativa construída pelo Grupo de Trabalho (GT) da Petros – que inclui representantes da FUP, FNP, FNTTAA (Federação dos Marítimos), Petrobrás e Petros.

O novo Plano Petros – elaborado em conjunto com os sindicatos – consiste em uma alternativa ao equacionamento, pautada no mutualismo solidário, e que mantém as mesmas características do PP-1, garantindo assim, os mesmos benefícios e a renda vitalícia. Além disso, a proposta diminui bastante o valor pago pelos participantes e assistidos a título de equacionamento.

Ainda nesse encontro, Paulo César apresentou o simulador desse novo plano. Mas, por questões de segurança, a ferramenta ainda não está disponível para consulta dos participantes.