Usina da PBio em Montes Claros volta a apresentar problema em caldeiras Usina da PBio em Montes Claros volta a apresentar problema em caldeiras

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 23 de agosto de 2019

A Usina de de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, voltou a apresentar problemas em suas caldeiras. O caso já havia ocorrido em julho deste ano, quando a unidade precisou ser parada por vários dias porque as duas caldeiras apresentavam deformações conhecidas como “laranja”.

Na época, a situação foi denunciada ao Sindipetro/MG durante visita à usina no dia 15 de julho. Ainda segundo os trabalhadores, os problemas nas caldeiras foram detectados em uma inspeção de rotina realizada seis dias e teria sido provocado porque houve elevação de carga das caldeiras e alterada a composição de seu combustível – passando a queimar ácido graxo.

A situação é tão perigosa que poderia ter provocado a explosão da caldeira, o que levaria a danos à planta e representaria risco aos trabalhadores. Por isso, o Sindicato questionou a gerência local sobre o fato e foi informado que as alterações nas condições originais do projeto foram feitas com autorização do fabricante. A direção do Sindipetro/MG então solicitou, via ofício, a documentação referente aos estudos relacionados aos procedimentos de gestão de mudança.

No entanto, até esta quinta-feira (22), ou seja, um mês após o envio do ofício, o Sindipetro/MG não obteve nenhuma resposta da diretoria da Petrobrás Biocombustível. “Essa situação na PBio é absurda. É inadmissível que a empresa repita os mesmos erros e continue operando de maneira a colocar em risco a vida dos trabalhadores da empresa”, disse o coordenador do Sindicato, Anselmo Braga.

Leia também: