Sindipetro/MG envia comunicado de greve à Regap e Termelétrica Aureliano Chaves Sindipetro/MG envia comunicado de greve à Regap e Termelétrica Aureliano Chaves

Diversos, Notícias, De que lado você está?, Tribuna Livre | 23 de outubro de 2019

O Sindipetro/MG enviou na última terça-feira (22) comunicado de greve à Refinaria Gabriel Passos (Regap) e Termelétrica Aureliano Chaves notificando os gestores sobre o início da greve dos petroleiros. A paralisação em Minas Gerais começará a partir de 7h30 do dia 26 de outubro, enquanto em outras unidades da empresa a greve começará a partir de zero hora.

A greve foi aprovada em assembleia diante da intransigência da Petrobrás em negociar os pontos apresentados pela FUP para melhoria da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), encaminhados à empresa e ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) no dia 26 de setembro.

Em assembleias realizadas nas últimas semanas, os trabalhadores rejeitaram amplamente a proposta do TST e aprovaram greve por tempo indeterminado a partir do dia 26 de outubro, caso a Petrobrás não aceitasse dar prosseguimento à negociação do ACT – o que não aconteceu até a última terça-feira (26).

No último dia 18, a FUP informou ao TST e à Petrobrás o resultado das assembleias e reiterou a importância da negociação dos pontos que foram referendados pelos trabalhadores para melhorar a proposta do Tribunal

A categoria luta pela manutenção de direitos e empregos, reivindicando a preservação do atual Acordo Coletivo de Trabalho. Em suas propostas, a gestão da Petrobrás retirou diversas cláusulas do ACT, acabando com direitos e garantias conquistados ao longo das últimas décadas. Além disso, propôs reajuste salarial de apenas 70% da inflação e quer aumentar a assistência médica dos petroleiros em mais de 17%. Soma-se a isso o fato das subsidiárias e da Araucária Nitrogenados sequer terem apresentado proposta de Acordo Coletivo para os seus trabalhadores.

Além disso, a Petrobrás também está fechando e privatizando unidades em todo o País, acabando com postos de trabalho, por meio de diversos planos de demissão que estão sendo lançados.

Nesta quarta-feira (23), a FUP e seus sindicatos estarão reunidos em Conselho Deliberativo no Rio de Janeiro para discutir estratégias da greve.

Veja aqui o Comunicado de Greve encaminhado à Regap:

Veja aqui o Comunicado de Greve encaminhado à Termelétrica Aureliano Chaves:

Veja aqui o ofício da Regap em resposta ao Comunicado de Greve:

Veja aqui o ofício da Termelétrica Aureliano Chave em resposta ao Comunicado de Greve: