Diretor do Sindipetro/MG é eleito para diretoria da CUT/MG Diretor do Sindipetro/MG é eleito para diretoria da CUT/MG

Diversos, Notícias, Publicações | 2 de dezembro de 2019

A nova diretoria da Central única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) foi eleita no sábado (30), durante plenária do 13º Congresso Estadual – CECUT/MG. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Sesc Ouro Preto, na capital mineira.

O diretor do Sindicado dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG), Felipe Pinheiro, foi eleito secretário de comunicação da nova gestão. A presidência será exercida pelo eletricitário Jairo Nogueira.

Para Felipe, a entidade possui papel fundamental no enfrentamento aos retrocessos pelos quais o país passa. “Assumimos o desafio de contribuir no trabalho da CUT-MG com muita satisfação. Nosso compromisso é ajudar a manter a central como protagonista nas lutas sociais em Minas Gerais, especialmente nesse momento de ataques aos direitos dos trabalhadores e privatização do patrimônio público,” afirma o diretor.

Dos trinta e seis dirigentes eleitos no fim de semana, quatro vão representar a CUT/MG na CUT Nacional.

Renovação

A Plenária foi coordenada por Beatriz Cerqueira, presidenta da Central por dois mandatos e atualmente deputada estadual pelo PT,  e com a participação de Sérgio Nobre, eleito presidente da CUT Nacional em outubro.

De acordo com Beatriz, “A eleição aconteceu da forma mais democrática e chapa representa uma grande renovação, com inclusão de todos os setores da base CUTista”.

Propostas

Os debates destacaram a importância de fortalecer a unidade, a resistência e o enfrentamento na atual conjuntura do Brasil. Além disso, foram propostos mecanismos de disputa da narrativa, a construção de um projeto de nação e estratégias para fortalecer o movimento sindical.