No 14° dia de greve, petroleiros realizam protesto na portaria da Regap No 14° dia de greve, petroleiros realizam protesto na portaria da Regap

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 13 de fevereiro de 2020

Petroleiros e petroleiras de Minas Gerais realizam na portaria da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, nesta sexta-feira (14), às 7h, ato contra a demissão em massa e sem negociação de mil trabalhadores, efetivos e terceirizados, da Araucária Nitrogenados/ Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (ANSA/Fafen-PR) e os prejuízos causados pela privatização do Sistema Petrobrás.

O anúncio de hibernação da fábrica despertou indignação em todo o país, representando a gota d’água de uma série progressiva de ataques a direitos, cometidos pela atual gestão da Petrobrás.

Prejuízos da Privatização
Além das reivindicações, a categoria denuncia as consequências das privatizações. Sob o mote “Privatização da Petrobrás: isso é da sua conta!!”, os petroleiros buscam conscientizar a população sobre os efeitos negativos para o bolso do consumidor da política de reajustes de combustíveis praticada pela gestão da Petrobrás e da venda de ativos da companhia, como a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim.

Abastecimento à população
O Sindipetro/MG reitera que está disposto a negociar a manutenção da produção necessária para garantir o atendimento às necessidades inadiáveis da população, conforme prevê o Artigo 10,da Lei 7.783/89, que trata do direito de greve. Entretanto, até o momento, a empresa se negou a negociar.

Quadro Nacional
A cada dia aumenta a adesão à greve nacional dos petroleiros, que já atinge 113 unidades em 13 estados do país, com mais de 20 mil petroleiros mobilizados. São 53 plataformas, 23 terminais, 11 refinarias e mais 23 outras unidades operacionais e 3 bases administrativas na greve, em todo o Sistema Petrobrás. Em Minas, o movimento tem 90% de adesão dos setores operacionais da Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité) e Refinaria Gabriel Passos (Regap).

No 14° dia de greve, petroleiros realizam protesto na portaria da Regap