Sindipetro/MG convoca plenária para debater implementação de nova tabela de turno Sindipetro/MG convoca plenária para debater implementação de nova tabela de turno

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 28 de fevereiro de 2020

O Sindipetro-MG inicia, a partir de hoje (28), processo de debate e deliberação com a categoria petroleira para definição da nova tabela de turno (8 horas) a ser implementada nas unidades operacionais em Minas Gerais.

A reabertura da negociação sobre as tabelas de turno foi resultado da pressão promovida pela histórica greve de 20 dias realizada nesse mês pela categoria petroleira.

Conforme definido em reunião de negociação mediada pelo TST no último dia 20, os sindicatos, junto com os trabalhadores, deverão discutir uma nova tabela de turno, que será submetida à categoria para aprovação em assembleias, e apresentada à gestão da Petrobrás. A empresa terá 25 dias para extinguir a tabela 3 x 2, sem impor aos trabalhadores condicionantes para quitação de passivos trabalhistas das antigas tabelas de turno.

Plenária

O Sindipetro/MG realizará plenária na próxima quarta-feira (04), às 17h30, na sede da entidade, para definir quais tabelas serão encaminhadas para votação em assembleias. A categoria poderá propor à diretoria do Sindicato opções de tabelas de turno de 8 horas até o momento da plenária, quando – em conjunto com os petroleiros presentes – serão definidas as 3 propostas que serão levadas para as assembleias.

Conforme prevê a decisão do TST, as tabelas devem respeitar os requisitos legais, em acordo com a Constituição, CLT e lei 5811/72. Portanto, as tabelas devem apresentar 35 horas de descanso semanal, sendo 24 horas a cada três dias mais 11 horas do interstício entre uma jornada e outra.

Após a realização da plenária, o Sindipetro/MG convocarão assembleias para a votação da tabela que deverá ser implementada.

Os trabalhadores deverão enviar as propostas de tabela de turno por e-mail: diretoria@sindipetromg.org.br.