1° de Maio: Petroleiros participam de ações de solidariedade em BH 1° de Maio: Petroleiros participam de ações de solidariedade em BH

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 4 de maio de 2020

O Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG) participou das atividades do Primeiro de Maio Solidário, coordenado pela CUT/MG. Com recursos da campanha Petroleiros Pela Vida, o sindicato fez a doação de vales para aquisição de gás de cozinha, beneficiando a famílias da periferia da capital.

A ação marcou as comemorações do dia da trabalhadora e do trabalhador. Em Venda Nova, o sindicato doou botijões de gás para a produção de mil marmitas solidárias, que foram distribuídas no Centro de Belo Horizonte, no bairro Taquaril, em Venda Nova, Ribeirão das Neves e Sarzedo. Na Pedreira Prado Lopes, foram doados cinquenta vales gás de cozinha para os moradores da Ocupação Pátria Livre.

A coordenadora do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos, entidade que organiza a Ocupação Pátria Livre, Liliam dos Anjos, ressalta foi uma demonstração do compromisso dos petroleiros com o povo.

“Essas iniciativas ajudam a fortalecer nossos laços de solidariedade. Só a solidariedade é que vai salvar o povo brasileiro. A solidariedade de classe e entre os trabalhadores”, afirma Liliam.

Petroleiros Pela Vida é uma luta pelo isolamento social com dignidade e também é um protesto contra o preço abusivo do gás de cozinha e a ameaça de desabastecimento em meio à Pandemia de Covid-19.

O Sindipetro defende que a Petrobrás cumpra a sua função social e ajude o país a sair da crise. Uma das formas de fazer isso seria fornecendo gás de cozinha a preços mais baratos e botijões gratuitos para as populações mais carentes.

Confraternização Virtual

Os tradicionais eventos do 1º de Maio foram substituídos pela confraternização virtual, devido ao distanciamento social. As comemorações contaram com entrevistas e intervenções artísticas para celebrar as lutas de trabalhadoras e trabalhadores do Brasil e de todo o mundo. O Primeiro de Maio Solidário teve como tema os ideais “Saúde, Emprego e Renda. Em defesa da Democracia. Um novo mundo é possível”.

 

1° de Maio: Petroleiros participam de ações de solidariedade em BH