Após pressão dos petroleiros, Petrobrás doa combustíveis para ambulâncias e hospitais Após pressão dos petroleiros, Petrobrás doa combustíveis para ambulâncias e hospitais

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 7 de maio de 2020

Nesta quinta-feira (7), a Petrobrás anunciou que doará três milhões de litros de combustível para as secretarias estaduais de saúde. De acordo com a estatal, o volume será suficiente para abastecer por até três meses ambulâncias, veículos de transporte de médicos e geradores de energia de hospitais públicos vinculados às secretarias.

A BR Distribuidora, que foi parcialmente privatizada na gestão do atual presidente da Petrobrás Roberto Castello Branco, ficará responsável pelo transporte e logística de entrega do combustível em todo o país.

O diretor do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais, Alexandre Finamori, lembra que a iniciativa anunciada pela Petrobrás está sendo cobrada pela FUP e Sindipetro/MG desde o início da pandemia.

“Nossa posição, é que a Petrobrás tem que cumprir sua função de empresa pública, e ainda estatal, e ajudar o país a sair da crise. Uma das formas que propusemos logo no início da pandemia, foi o fornecimento de combustíveis aos prestadores de serviços essências, como hospitais, para ambulâncias e viaturas. Isso pode dar escoamento à produção e gerar mais GLP, o gás de cozinha”, afirma o diretor.

A exigência de que a Petrobrás assuma seu papel durante a crise e priorize o povo brasileiro em suas ações, foi expressa no documento Carta à População Mineira Sobre o Coronavírus, publica em 29 de março. Para ler a carta clique aqui.

Consumo

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o consumo de gasolina recuou 35% e de diesel 20% em abril, em comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, os estoques ficaram cheios, o que obrigou a estatal a diminuir a produção de gás de cozinha (GLP) e gerou desabastecimento e elevação dos preços em diversas regiões do país.

A Petrobrás já havia anunciado a doação de 600 mil testes para covid-19 ao Sistema Único de Saúde (SUS) logo após o início do isolamento social, em março. acordo com a companhia, as doações para o combate ao novo coronavírus totalizam R$ 30 milhões.

Após pressão dos petroleiros, Petrobrás doa combustíveis para ambulâncias e hospitais