Covid-19: Sindipetro/MG recebe nova denúncia de caso suspeito da Regap Covid-19: Sindipetro/MG recebe nova denúncia de caso suspeito da Regap

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 12 de maio de 2020

O Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG) recebeu informações sobre mais um trabalhador com suspeita de contaminação por coronavírus. Segundo informações recebidas pela entidade, o funcionário realizou o teste e foi afastado. Por mais uma vez, a gestão da Refinaria se nega a isolar e testar outros trabalhadores que por ventura tiveram contato com o caso suspeito.

Diante da gravidade da pandemia de coronavírus,  Sindipetro cobra insistentemente esclarecimentos à gestão da Regap.  Desde o início da pandemia, o Sindicato pede formalmente informações atualizadas sobre as medidas adotadas para o combate e a prevenção à doença, quantos são os casos suspeitos, confirmados e testados dentro da empresa.

No dia 7 de maio, foi enviado o ofício mais recente à gerência da Regap questionando sobre suposto caso de Covid-19 confirmado por exame. Mesmo diante da apreensão dos trabalhadores e da necessidade urgente de esclarecimentos, a empresa ainda não respondeu o ofício.

O Sindicato reitera constantemente as solicitações encaminhadas em ofícios anteriores, como a realização de testes em massa e a liberação dos trabalhadores de atividades que não sejam essenciais, com garantia do emprego e sem redução salários. Mas segue sem respostas da gerência local.

Diante da falta de comunicação por parte da gerência da Refinaria, a entidade já está em contato com os órgãos competentes para denunciar a falta de transparência da Petrobrás e exigir medidas urgentes.

Panorama

Nos últimos dias, várias denúncias gravíssimas de negligência da Petrobrás no combate ao Coronavírus vieram à tona. Abaixo, a situação de alguns estados.

Ceará: 93% dos trabalhadores de duas plataformas marítimas estão contaminados.

Paraná: O Sindipetro Paraná e Santa Catarina divulgou que dois trabalhadores da Repar, em Araucária, acusaram resultados positivos para coronavírus. 

Norte Fluminense (Plataformas): Sindipetro-NF denuncia 15 situações graves de negligência da Petrobrás na prevenção à covid-19.

Nacional: Mais de 800 petroleiros próprios da empresa e terceirizados já foram contaminados, segundo o Ministério de Minas e Energia, que no seu cálculo utilizou informação repassada pela própria petroleira. Há ainda 1.642 casos sendo investigados. 

Covid-19: Sindipetro/MG recebe nova denúncia de caso suspeito da Regap