Orientação para homologação de aposentadoria durante a pandemia Orientação para homologação de aposentadoria durante a pandemia

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 25 de junho de 2020

O Sindipetro/MG informa aos petroleiros e petroleiras que se aposentaram recentemente ou estão prestes a se aposentar, que é preciso homologar a aposentadoria e filiar-se novamente ao Sindicato virtualmente. Devido à pandemia, o ato de homologação e refiliação não estão sendo feitos presencialmente. Confira as orientações a seguir:

Homologação

  1. Antes da aposentadoria, acesse o site da Petros (www.petros.com.br) e atualize o seu cadastro. Confira os dados e mude o que for necessário.
  2. Ainda no site da Petros, encaminhe à Fundação a sua carta de concessão de aposentadoria do INSS completa com o TVP (Tempo de Vinculação Previdenciária) e o demonstrativo do benefício do último mês.
  3. Como as homologações presenciais estão suspensas, a sua homologação será feita de forma virtual por meio de um link enviado pela Petrobras. Nele, você pode ter acesso a todas as informações, baixar o seu termo de rescisão e os documentos relativos ao desligamento, e fazer a assinatura, inclusive da documentação referente à manutenção da assistência médica para você e seus dependentes.
  4. O link de homologação também terá um campo para ressalvas. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o Sindipetro/MG para esclarecimentos (atendimento@sindipetromg.org.br ou (31) 98417-4646).
  5. Após a homologação, retorne ao site da Petros e solicite seu benefício. No site, acesse a “Área do Participante” com seu login e senha da Petros, depois acesse o menu “Autoatendimento” e clique em “Pedido de concessão de aposentadoria”.
  6. Siga as orientações do site da Petros e envie o termo de rescisão, junto com a carta de concessão mais uma vez, e os formulários de solicitação, incluindo os de dependentes, preenchidos.
  7. Lembre-se de informar à Petros os dados bancários para receber o benefício. Atualmente, a Petros só disponibiliza o Santander como opção de banco. Caso não tenha uma conta nele, você vai precisar abrir uma. Só então, preencha o formulário com os dados da conta do Santander. No caso do comprovante da conta bancária, envie as imagens do extrato bancário, do cartão da conta ou de um cheque da conta do Santander.
  8. Envie também (digitalizado) a identidade e o CPF.
  9. Não se esqueça de iniciar o processo enquanto ainda estiver na ativa. Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com o Sindipetro/MG (atendimento@sindipetromg.org.br ou (31) 98417-4646).
  10. Se você se aposentou e não se refiliou ao Sindipetro/MG, preencha o formulário disponível no link: (http://sindipetro.org/aposentados/). Baixe a ficha, preencha, assine, digitalize o documento usando um scanner e envie para o e-mail: atendimento@sindipetromg.org.br
  11. Se você acabou de se aposentar e ainda não tem o número do benefício Petros não há problema. Envie a ficha assim mesmo e quando receber o número do seu benefício, informe o Sindicato pelo e-mail já citado.
Orientação para homologação de aposentadoria durante a pandemia