ACT: Sindipetro/MG convoca assembleias para votar proposta da empresa ACT: Sindipetro/MG convoca assembleias para votar proposta da empresa

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 2 de setembro de 2020

A Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG) convoca assembleias para debater a contraproposta apresentada pela Petrobras sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a partir do dia 8 de setembro.

Em reunião realizada na terça-feira, dia 1º, a diretoria do Sindicato decidiu, em sua maioria, pelo indicativo de aceitação da proposta. No entanto, como não houve unanimidade na decisão, a direção colegiada optou por abrir espaço para que a posição minoritária também exponha seu ponto de vista.

“Assim, a partir de um debate amadurecido, a categoria, como fórum soberano, vai decidir sobre a proposta”, afirma o coordenador Alexandre Finamori.

Os pontos positivos da contraproposta dizem respeito a garantia de estabilidade por dois anos, incluído as subsidiárias como a PBio, acordo por dois anos e a garantia de conquistas históricas da categoria.

Como ponto negativo, a contraproposta da empresa prevê a aplicação parcial da resolução 23 da CGPAR à AMS, o que gera aumento na participação dos empregados no custeio do plano e reajustes na tabela de grande risco.

Esses aspectos e as diferentes análises serão debatidos durante as assembleias da categoria. Abaixo, confira a cronograma.

  • Dia 08/09 – Terça-feira – 16h30
  • Dia 09/09 – Quarta-feira – 15h30 (aposentados)
  • Dia 09/09 – Quarta-feira – 18h30 (HA)
  • Dia 10/09 – Quinta-feira – 16h30
  • Dia 11/09 – Sexta-feira – 16h30

Todos os trabalhadores e aposentados podem participar em qualquer dia ou horário do calendário de assembleias, que serão realizadas virtualmente via Google Meet. Os editais de convocatória serão publicados em breve.

Leia a minuta do ACT e a Carta Compromisso enviados pela empresa.

Minuta ACT

Carta Compromisso

ACT: Sindipetro/MG convoca assembleias para votar proposta da empresa