RETROSPECTIVA 2020: Comitê Mineiro em Defesa do Sistema Petrobras une diferentes setores contra a privatização RETROSPECTIVA 2020: Comitê Mineiro em Defesa do Sistema Petrobras une diferentes setores contra a privatização

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 23 de dezembro de 2020

Diante dos ataques à soberania nacional, com a iminente privatização de unidades da Petrobrás em Minas Gerais, e entendendo que esta é uma luta de toda a sociedade, o Sindipetro-MG criou o Comitê Mineiro em Defesa do Sistema Petrobras.

O objetivo do Comitê é reunir entidades civis, coletivos, organizações, sindicatos, ativistas para dialogar com toda a sociedade sobre a importância de manter nossa estatal integrada energeticamente, controlada pelo Estado, e atuante pelo bem-estar do povo “do Poço ao Poste”.

Somando forças à frente parlamentar mista em defesa da Petrobrás o Comitê, o Comitê lançou nas redes sociais a campanha Petrobrás Fica em Minas no dia 21 de setembro. O lançamento contou com a participação de movimentos sociais, da FUP e das centrais CUT e CSP Conlutas.

Com o lançamento da campanha, o Comitê se dedicou a divulgação através de ações em pontos estratégico nas cidades de Belo Horizonte e Betim, como a praça do Papa e a Avenida amazonas e a realização de reuniões de articulação politica com parlamentares mineiros como o Deputado Federal Rogério Correia (PT) e os Senadores Jean Paul Prates (PT) e Antônio Anastasia (PSD).

Fruto dessa articulação politica, o Comitê Mineiro participou de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais onde debateu os efeitos da privatização para a população de minas gerais.

Nas eleições de novembro, o Comitê atuou ainda na elaboração da Carta-compromisso das Candidtas e Candidatos na Eleição 2020 com a Defesa da Permanência da Petrobrás em Minas Gerais, assinada por concorrentes de diversos partidos.

Para 2021 o Comitê tem a tarefa importante de ampliar os espaços de debate levando ao conhecimento de todos os graves riscos desse desmonte, que vão desde a elevação nos preços dos combustíveis até um potencial apagão de derivados no estado. Além de intensificar a luta para que essas vendas não sejam concretizadas pelo bem de todos.

 

Abaixo, leia a retrospectiva 2020 que preparamos para você:

Editorial: 2020 une a categoria

Resumo de 2020: lucro acima da vida

Sindipetro cobra da gerência enfrentamento à pandemia e proteção aos trabalhadores

“Petrobrás Fica em Minas” conscientiza população sobre prejuízos com a venda da empresa

Greve mostra força da categoria

Unir a classe para derrotar o governo

Principais ações do Secretaria Jurídica do Sindipetro/MG em 2020