Usina de Biodiesel de Montes Claros completa 12 anos  Usina de Biodiesel de Montes Claros completa 12 anos 

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 7 de abril de 2021

A Usina de Biodiesel de Darcy Ribeiro, em Montes Claros, no norte de Minas, completou 12 anos nesta segunda-feira (6). Ela faz parte um dos projetos mais audaciosos da Petrobrás – a Petrobrás Biocombustível (PBio).

A PBio foi uma alternativa encontrada pela Petrobrás para investir em uma matriz energética sustentável, em contraponto ao petróleo. Os investimentos tiveram início em 2008, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

A Usina de Biodiesel de Darcy Ribeiro foi inaugurada um ano depois, em 6 de abril de 2009. Naquela época, o investimento em biocombustíveis era tido como uma reafirmação do compromisso da Petrobrás enquanto empresa estatal com o desenvolvimento associado à responsabilidade socioambiental – o que se perdeu em tempos mais recentes. Também era objetivo da empresa desenvolver tecnologias para levar o Brasil à liderança mundial na produção de biocombustíveis.

Além disso, os investimentos nas usinas biodiesel promoveram o desenvolvimento econômico e social em regiões do interior do País. 

“O Brasil é uma nação com uma imensa fronteira agrícola – certamente a mais importante do mundo – e também de uma população ainda muito carente e que busca seu sustento econômico no campo. Nesse sentido, também o investimento no biodiesel foi fundamental, pois criou novas fontes de renda para as famílias brasileiras com geração de emprego e renda”, afirmou o ex-coordenador da FUP, José Antônio de Moraes.