“O chão de fábrica: como estão as condições de trabalho em Minas Gerais” foi tema da última mesa do 35º Congresso “O chão de fábrica: como estão as condições de trabalho em Minas Gerais” foi tema da última mesa do 35º Congresso

Diversos, Notícias | 17 de julho de 2021

Na manhã de sábado (17), foi realizada a última mesa do 35º Congresso dos petroleiros e petroleiras de Minas Gerais. Os temas discutidos foram a pandemia, os acidentes de trabalho; terceirização; efetivo e nº mínimo; tabela de turno; teletrabalho e outros. 

“No caso do enfrentamento da pandemia, a gestão bolsonarista da Petrobras seguiu a cartilha do Presidente da república. Foi uma luta diária para garantir mínimas condições. E seguimos fazendo a luta!”,, disse Alas Castro, diretor responsável pela coordenação da mesa.

Felipe Pinheiro trouxe os detalhes da luta pela vacina da categoria, com muita ação do sindicato. “A garantia da vacina dos trabalhadores da Regap foi fruto de muita luta do sindicato. A empresa lavou as mãos. E ainda segue, como vemos no caso de Ibirité”, lembra. 

Leia também: SINDICATO COBRA VACINAÇÃO DE PETROLEIROS DE IBIRITÉ

Ele elencou também as ações que estão sendo tomadas nacionalmente pela FUP, como a cobrança pelo CAT, disponibilização de máscaras e testes periódicos, dados detalhados e outros. 

Sobre o problema do efetivo, o diretor Marcelo Maia destacou: “O excesso de demanda é consequência da não aplicação de um plano de recomposição de pessoal. E esse problema vai se agravar ainda mais. O sindicato já cobrou da empresa uma postura de como fazer essa reposição de pessoal”. 

A terceirização foi classificada como pauta central para o sindicato, com proposta de ser acompanhada de perto pela direção e por toda a categoria. 

A discussão sobre a tabela de turno levou à decisão de seguir debatendo o tema com a categoria, com a produção de materiais que expliquem toda a situação em discussão. 

O último ponto foi o teletrabalho “92% da categoria que está em teletrabalho acha que é preciso regulamentar a atividade. Como esse é um tema recente, ainda não conseguimos medir os prejuízos do teletrabalho para a saúde e para a rotina geral. Mas notamos que as pessoas estão trabalhando mais, e sem contrapartida”, detalhou Guilherme Alves.

Foram relatados alguns casos sobre treinamentos e abusos, e sugeridas ideias de encaminhamento para o ponto.

Leia também: Teletrabalho na Petrobrás: 92% dos petroleiros em home office querem regramento negociado com os sindicatos, aponta pesquisa da FUP

Plenária final e moções 

Os presentes leram todas as propostas de encaminhamentos, fizeram os destaques e os encaminhamentos finais foram registrados em ata. 

Foram aprovadas duas moções e eleitos os delegados para a PlenaFUP.

Confira aqui as moções aprovadas:

Moção PBio

Moção_de_apoio_à_unidade_nacional_da_categoria_petroleira_2021_versão