SINDIPETRO/MG CONVOCA ASSEMBLEIAS PARA VOTAR MINUTA DE ACORDO DA NOVA TABELA DE TURNO EM IBIRITÉ SINDIPETRO/MG CONVOCA ASSEMBLEIAS PARA VOTAR MINUTA DE ACORDO DA NOVA TABELA DE TURNO EM IBIRITÉ

Notícias | 13 de setembro de 2021

O Sindipetro/MG convoca todas as petroleiras e petroleiros da UTE Ibirté para participarem das assembleias para deliberar sobre a proposta de acordo coletivo apresentada pela Petrobrás para a nova tabela de turno. O Sindicato, portanto, irá decidir junto à categoria sobre a assinatura ou não da atual proposta de minuta apresentada pela gestão da empresa, necessária para a implementação da nova tabela de turno eleita pela base. As assembleias serão via aplicativo de reuniões on line.

Entenda o caso

– A negociação de uma nova tabela de turno de revezamento ininterrupto foi iniciada ainda em 2019.
– Após postura intransigente nas negociações e adoção unilateral de uma tabela de turno prejudicial à categoria petroleira (3×2), a categoria se mobilizou em uma de suas maiores greves de sua história, em fevereiro de 2020.
– A greve de 2020 possibilitou acordo no Tribunal Superior de Trabalho (TST), que previa a escolha de novas tabelas de turno pela categoria petroleira, desde que cumprissem as premissas legais sobre jornadas de trabalho. (Leia mais aqui)
– Ainda em 2020, o Sindicato realizou assembleias com a categoria, que escolheu a jornada de trabalho (12 horas) e a tabela de turno a ser aplicada.
– Após a definição da tabela pela base, a empresa encaminhou uma proposta de minuta de acordo coletivo para a implantação da nova tabela de turno, para que efetivamente fosse implantada a proposta mais votada pela categoria. Entretanto, houve divergências entre Empresa e Sindicato nos termos da minuta, que não foram sanadas em negociações realizadas até o momento.
– O Sindipetro/MG, portanto, levará a minuta de acordo da empresa para ser avaliada pela categoria em assembleias, para decidir se o Sindicato deve assinar ou não a atual proposta de acordo para a implementação de uma nova tabela de turno de revezamento ininterrupto nas unidades da Petrobrás em Minas Gerais (Regap, UTE-IBT e UTE-JF).

Como sabem, a empresa tem feito pressão pela assinatura da sua proposta de minuta para o acordo coletivo da nova tabela. O sindicato, como sempre, vai escutar a categoria, para decidirmos juntos o que fazer.

O assunto é delicado e por isso precisamos estar unidos para fazer valer a vontade da categoria. Participe!

Assembleias – UTE Ibirité

Online (Aplicativo Google Meet)

15/09 (Quarta) – 17h00
17/09 (Sexta) – 17h00
18/09 (Sábado) – 17h00

Link das assembleias: https://sindipetro.org/assembleia

Confira aqui a minuta da tabela da empresa para os trabalhadores da UTE Ibirité:

minuta tabela UTE IBT

Confira aqui o Edital de Convocação das Assembleias:

Edital Assembleias – UTE Ibirité – Tabela de turno

 

LEIA TAMBÉM:  SINDIPETRO/MG CONVOCA ASSEMBLEIAS PARA VOTAR MINUTA DE ACORDO DA NOVA TABELA DE TURNO NA REGAP

SINDIPETRO/MG CONVOCA ASSEMBLEIAS PARA VOTAR MINUTA DE ACORDO DA NOVA TABELA DE TURNO EM JUIZ DE FORA