Nova rodada de assembleia sobre tabela de turno Nova rodada de assembleia sobre tabela de turno

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 4 de novembro de 2021

Desde o dia 20 de outubro, as petroleiras e petroleiros da Regap estão trabalhando no regime da tabela de turno 3×2. O Sindipetro/MG vem acompanhando de perto esse tema, desde 2019, e se coloca ao lado da categoria na busca por um caminho possível, visto que a empresa tem se recusado a atender o que foi acordado e mesmo negociar com a base.

Leia também:  Mesmo desaprovada pela categoria, Regap implanta tabela 3×2

O Sindicato tentou negociar com a empresa de diversas formas, solicitando reuniões, mandando ofícios e também na via jurídica, buscando fazer valer a vontade da categoria, conforme discutido em diversas rodadas de assembleias e setorizadas.

Leia também: Vitória! Justiça derruba implantação unilateral da tabela 3×2 na Regap

Diante da intransigência da Petrobras, que segue surda às decisões coletivas dos trabalhadores, o Sindipetro/MG lança novo edital de assembleia, para novamente ouvir a categoria e decidir juntos os próximos passos.

Clique aqui e confira o Edital

 

Confira o calendário

Para debater e deliberar sobre a minuta de acordo coletivo da nova tabela de turno ininterrupto de revezamento apresentada pela Petrobrás

05/11 – Sexta-feira, às 07:30h – Grupo B 

08/11 – Segunda-feira, às 07:30h – Grupo A

 08/11 – Segunda-feira, às 15:30h – Grupo E 

09/11 – Terça-feira, às 23:30h – Grupo D 

11/11 – Quinta-feira, às 07:30h – Grupo C P

 

Histórico

A discussão da Tabela de Turno na Refinaria Gabriel Passos (Regap) se estende por dois anos de abusos e inflexibilidade do RH. As petroleiras e petroleiros da refinaria se lembram que, em junho de 2019, de forma unilateral e sem tempo para a construção do debate, a empresa abriu votação para a escolha da nova tabela de turno – caso contrário, a empresa aplicaria a tabela 3×2. Além disso, a gerência rejeitou a possibilidade de que a base propusesse outras tabelas (de 8 ou 12 horas) ou a manutenção da tabela por meio de um acordo com a categoria.

Na época, a Petrobrás informou que a alteração da tabela de turno era uma diretriz nacional para evitar futuros processos trabalhistas. Assim, a tabela apresentada por ela havia sido formatada de maneira que contemplasse todas as suas unidades (exceto a Fafen). Desde então o Sindipetro/MG denuncia que a tabela não condiz com a realidade petroleira da Regap e que a implementação da tabela ocasionaria a falta de efetivo mínimo.

A Tabela de Turno foi pauta da greve histórica de fevereiro de 2020, o que levou o tema à mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Como resultado da greve, ficou orientado pelo Tribunal que a categoria petroleira tem poder de decisão sobre a escolha da sua tabela de turno, desde que cumprisse com as regras pré-estabelecidas pela empresa.

Porém, alegando necessidades especiais devido a pandemia do coronavírus, a empresa, novamente de forma unilateral e inflexível, aplicou uma tabela de 12h. Seguindo o acordado no TST e o compromisso com o diálogo com a categoria, o Sindipetro/MG realizou, ainda em 2020, uma série de votações para que a categoria sugerisse os formatos da tabela e realizasse a escolha entre uma nova tabela de 8h ou 12h.

O Sindipetro/MG construiu o diálogo com a categoria e solucionou as dúvidas que apareceram durante o processo. Assim como também buscou o diálogo com a empresa através de ofícios e por meio da justiça. Mas a Petrobrás, mantendo a sua intransigência, agiu contra a decisão do TST, e cumpriu a sua ameaça de impor a tabela 3×2 aos trabalhadores da Regap. Por isso, nos próximos dias, voltaremos ao gramado da refinaria para escutar a base e decidirmos juntos os próximos passos da nossa categoria.