Sindipetro/MG e UTE-Ibirité se reuniram para esclarecer a implementação do vale refeição/alimentação na usina Sindipetro/MG e UTE-Ibirité se reuniram para esclarecer a implementação do vale refeição/alimentação na usina

Diversos, Notícias | 5 de novembro de 2021

No último dia 26 de outubro, a gerência da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité) anunciou aos seus trabalhadores a implantação do vale alimentação/refeição, em substituição ao fornecimento da alimentação na usina. Apesar do anúncio ter sido realizado sem comunicação ou negociação prévia com o Sindipetro/MG, a entidade reconhece que a medida atende uma demanda da categoria.

Porém, a implantação sem um acordo local traz algumas preocupações para o sindicato. Entre elas, está a preocupação com a situação dos terceirizados. “O Sindicato entende que um pleito histórico da categoria está sendo atendido, diante da má qualidade da comida transportada da Regap. Entretanto, a situação dos terceirizados preocupa o Sindicato já que, por mais que a maioria já receba o vale, o valor do benefício para esses trabalhadores é bem mais baixo” afirma o diretor do Sindipetro/MG e petroleiro da UTE-Ibirité, Felipe Pinheiro.

Diante da falta de acordo local, o Sindipetro/MG enviou ofício para a empresa solicitando esclarecimentos sobre a) qual cláusula do ACT prevê a substituição da alimentação in natura pela disponibilização do vale alimentação/refeição; b) quais serão os valores disponibilizados mensalmente para os trabalhadores da Unidade; c) se está prevista alguma melhoria  ou adaptação da atual estrutura para que sejam garantidas as condições para o consumo adequado de refeições trazidas pelos empregados e d) se está prevista alguma medida para fornecimento de alimentação em casos especiais envolvendo extensão de jornadas, atendimento à sobreaviso, coberturas em horários/dias de folga etc.

 

Sindipetro/MG se reúne com representantes da UTE-Ibirité e Sede

Respondendo a solicitação do sindicato, foi realizada nesta quarta-feira (3) uma reunião entre o Sindipetro/MG e representantes da gerência da UTE-Ibirité e da Sede (gerência de Recursos Humanos e Relações Sindicais). Na oportunidade a Sede expôs a sua interpretação de que a Cláusula 16 do atual ACT já respalda a implantação do vale, portanto, não seria necessário um acordo local para isso.

Durante a reunião, a gerência local também afirmou que está sendo planejada a adaptação da atual estrutura do Refeitório, com a compra de eletrodomésticos. Já sobre a alimentação em situações especiais apontadas pelo Sindipetro/MG, como em casos de emergências e convocações de manutenção e operação, a gerência local afirmou que serão avaliadas caso a caso. O Sindipetro/MG também voltou a cobrar a garantia de que todos os trabalhadores, próprios ou terceirizados, tenham a garantia de uma alimentação adequada. Porém, a empresa ressaltou que a implantação do vale prevê que não seja mais fornecido alimento pela empresa em qualquer situação.

O crédito no vale refeição/alimentação será realizado no dia 25 de novembro, sendo liberado para uso a partir do dia 1º de dezembro. O Sindipetro/MG seguirá acompanhando e avaliando como será essa mudança na prática, para cobrarmos que os trabalhadores tenham condições adequadas para se alimentarem na unidade.