Acesso a enfermeira obstetra é direito das petroleiras e familiares Acesso a enfermeira obstetra é direito das petroleiras e familiares

Notícias | 10 de novembro de 2021

Em outubro, o Sindipetro/MG solicitou, junto à gerência geral e para a gerência de RH da Regap que o Saúde Petrobrás inclua algumas acomodações voltadas para o parto humanizado.

Leia : SINDICATO COBRA CONDIÇÕES PARA PARTO HUMANIZADO NA AMS

A resposta da empresa, que também pode ser lida no link acima, indicava que “Na fase atual (Ciclo Intensivo da Fase 2) o projeto prevê que cada maternidade tenha apenas uma operadora parceira, não sendo possível a Saúde Petrobras realizar parceria com a Rede de Saúde Mater Dei tanto de Betim quanto de Belo Horizonte”.

Assim, uma alternativa para as petroleiras e também para as companheiras de petroleiros para ter um parto mais próximo do humanizado são as consultas com enfermeiras obstetras. 

A técnica de operação da Regap Vanessa Serbate Borges, que dividiu um pouco da sua história na matéria acima, está em sua terceira gestação e recentemente conseguiu ser atendida por uma profissional dessa modalidade. 

“A cobertura de consultas de enfermagem obstétrica pelos planos de saúde passou a ser obrigatória, pela ANS, desde o primeiro semestre deste ano. Entretanto, o plano ainda tem, segundo eles, dificuldade de encontrar profissionais dispostos a se credenciarem. Depois de participar de um curso para futuros pais da própria Petrobras, em uma palestra do plano de saúde, foi informado que através da opção ‘Garantia de atendimento’, seria possível solicitar o acesso a esse profissional”, conta Vanessa.

No final desta matéria, confira o passo a passo de como procurar esse serviço!

Ela relata como foi o atendimento:  “Eu nunca tinha me consultado com uma enfermeira obstétrica e gostei muito da experiência. É um olhar bastante diferente do médico. As consultas incluem instruções para preparação física e psicológica para o parto, elaboração de plano de parto, orientação quanto aos direitos em relação às escolhas possíveis durante o parto, etc… É um atendimento que é complementar ao pré natal com médico, mais acolhedor”.

Vanessa conseguiu o acesso a seis consultas antes do parto e mais duas podem ser liberadas depois do parto, mediante pedido médico. Não há cobertura, no plano, de acompanhamento durante o parto. 

“Eu recomendaria demais esse atendimento a outras mulheres porque acredito que informação de qualidade é poder,. No caso da gestante, é o empoderamento de alguém que vai passar por um marco na sua história, trazendo uma vida ao mundo, em um momento que é desgastante, tenso, mas que também pode ser incrível. Esse compartilhamento de possibilidades, de caminhos, faz toda a diferença para que, seja como for, a gente possa sentir que foi protagonista e respeitada no parto, no nascimento dos nossos filhos”, complementa Vanessa.

Como ter acesso a consultas com enfermeiras obstétricas pela AMS:

“Será necessário abrir uma solicitação no Botão de Serviços, optando pelo serviço “AMS – Registro de Indisponibilidade/Inexistência de Rede Credenciada”, para que a área responsável lhe informe um prestador/instituição. O retorno para orientações ocorrerá, por telefone, e-mail ou como comentário no próprio Botão de Serviços, em até 3 dias úteis. / Fonte: AMS