Assembleia na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, aprova estado de greve Assembleia na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, aprova estado de greve

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 15 de dezembro de 2021

A categoria petroleira da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, da Petrobrás Biocombustível, em Montes Claros, aprovou o estado de Greve Nacional caso o governo Bolsonaro leve adiante a ameaça de apresentação de um projeto de lei para privatização da Petrobrás. O estado de greve foi aprovado por 100% das trabalhadoras e trabalhadores presentes. 

Além do estado de greve, as petroleiras e petroleiros de Montes Claros aprovaram com 100% a taxa assistencial. O formato escolhido foi a de 1% durante 6 meses (em que ½ é destinado para a FUP e ½ para o Sindipetro-MG). Essa taxa é essencial para a manutenção da luta contra a privatização da Petrobrás. O valor arrecadado será utilizado para fortalecer as Brigadas Petroleiras em Brasília, nos estados e municípios, com o objetivo de construir o debate com a sociedade civil e ganhar apoio popular para que o Supremo Tribunal Federal julgue as ações de inconstitucionalidade das vendas das unidades da Petrobrás.

 

Assembleias continuam em Minas Gerais

As trabalhadoras e trabalhadores das demais unidades mineiras da Petrobrás seguem realizando as assembleias para debate e deliberação do estado de greve e taxa assistencial. Na Refinaria Gabriel Passos e na Usina Termelétrica de Ibirité as assembleias tiveram início na segunda-feira (13) e encerram na próxima quarta-feira (22). Já na Usina Termelétrica de Juiz de Fora as assembleias irão ocorrer na segunda e quarta-feira, 20 e 22 de dezembro, respectivamente. 

 

Estado de greve segue sendo aprovado pelo Brasil

De acordo com matéria divulgado no site oficial da Federação Única dos Petroleiros (FUP), o estado de greve segue sendo aprovado por petroleiras e petroleiros de todo o Brasil.

“Na Bahia, 89,90% dos trabalhadores que participaram das assembleias até o momento votaram a favor dos indicativos da FUP. Nas assembleias do Espírito Santo, Paraná, Santa Catariana e São Paulo, o Estado de Greve também está sendo aprovado pela categoria”, afirma a matéria da FUP, que pode se lida clicando aqui.