Nota de apoio do Sindipetro/MG à greve dos metroviários de Belo Horizonte Nota de apoio do Sindipetro/MG à greve dos metroviários de Belo Horizonte

Acervo, Notícias, Tribuna Livre | 29 de dezembro de 2021

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Partido Novo) está impondo à população mineira a agenda bolsonarista de privatizações, de retiradas de direitos e de desmonte do serviço público. Por essa razão, essa é a hora de nos unirmos à luta dos metroviários de Belo Horizonte e defender o patrimônio público de Minas Gerais.

O desmonte do metrô de Belo Horizonte vem sendo realizado através dos sucessivos aumentos tarifários e da falta de investimento. Essa é mais uma face do retrocesso que o projeto “BolsoZema” impõe à população mineira. Sendo que a fórmula já é conhecida de todos nós e é a mesma utilizada para justificar a privatização da Vale e que vem sendo aplicada para privatizar a Petrobrás, Eletrobrás, Cemig e tantas outras estatais.

Primeiro, cortam investimentos e sucateiam as empresas públicas. Depois, vendem a preço de banana. E para piorar a situação: durante o processo de privatização do metrô de Belo Horizonte, Romeu Zema (Partido Novo) e Jair Bolsonaro (Partido Liberal – PL) entregarão mais de R$3.000.000.000,00 (três bilhões de reais) nas mãos da iniciativa privada.

Ao invés de investir para melhorar o transporte metroviário, estrutura importante para a população metropolitana de Belo Horizonte, esse dinheiro irá para iniciativa privada, direto para o bolso de pessoas que constroem as suas fortunas através da retirada de nossos direitos. Para nós, população mineira, restará novamente a retirada de direitos, a perda de um patrimônio público e tarifas que serão ainda mais caras.

É para lutar contra esse projeto de BolsoZema que, no dia 23 de dezembro, os metroviários iniciaram uma greve contra esse projeto de desmonte do metrô e da retirada de direitos. Agora, dia 28 de dezembro, em nova assembleia, entendendo a necessidade da continuidade dessa luta, os metroviário deliberaram pela manutenção da greve.

Essa categoria, que trabalhou sem parar um dia durante toda a pandemia, trava uma luta que vai muito além dos interesses próprios. Essa luta é por um transporte público de qualidade que respeite os trabalhadores e usuários. Por isso, as petroleiras e os petroleiros apoiam a greve dos metroviários.

Essa luta é de todos nós!

Não a privatização do metrô!