Categoria denuncia incêndio em P-08 e ressalta danos da privatização Categoria denuncia incêndio em P-08 e ressalta danos da privatização

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 14 de janeiro de 2022

Relatos são de que as chamas não afetaram o tanque de álcool porque a brigada conseguiu atuar, o que poderia ter proporções ainda maiores


por Sindipetro/NF

 

Na tarde desta quinta, 13, o Sindipetro-NF foi informado da ocorrência de uma explosão seguida de incêndio na plataforma P-08 de propriedade da Trident Energy. Trabalhadores contaram que o incêndio foi grande e “por sorte” não houve vítimas.

De acordo com os relatos, a linha de gás lift do Marimbá 8 estourou no gás lift A, o que fez com que uma grande quantidade de gás vazasse. Neste momento, o motor de um dos contêineres frigoríficos, que ficam na área de transferência de carga em frente ao lastro, causou a ignição gerando uma grande explosão.

O fogo atingiu as bombas de álcool, manifold de produção, lateral do Turbo Compressor A, além do cabeamento e instrumentos. Relatos são de que as chamas não afetaram o tanque de álcool porque a brigada conseguiu atuar, o que poderia ter proporções ainda maiores.

Para a diretoria do Sindipetro-NF, o acidente mostra claramente os danos, que a privatização tem gerado para o setor de petróleo e gás. As empresas privadas visam apenas o lucro e não priorizam a segurança da vida do trabalhador.

“Nós precisamos entender os danos que a privatização vem causando. Vemos a precarização do trabalho, perda salarial, falta de segurança nas unidades. Além dos casos das unidades que foram entregues para empressa, que não conseguiram gerir os campos e hoje estão paradas. Precisamos denunciar não só esse acidente como as outras ocorrências geradas pela privatização”, lembrou o diretor Guilherme Cordeiro.

É importante lembrar ainda, que há cerca de um ano, em 17 de janeiro de 2021, a assessoria de imprensa da  Trident Energy do Brasil informou que por volta das 10h16 ocorreu um incidente na unidade de P-65, localizada na Bacia de Campos. “Durante as operações da unidade, houve um carreamento de pequena quantidade de óleo para a linha do queimador de gás. A queima desse óleo no queimador de gás gerou uma fumaça escura que pode ser vista na plataforma e no mar. As atividades foram imediatamente interrompidas e o incidente controlado” descreve no e-mail enviado à imprensa.

A plataforma está localizada no campo de Marimbá, na Bacia de Campos. A Trident  foi constituída em 2016 e tem foco em campos maduros, atuando na América Latina e na África.

Confira parte dos danos da explosão: