Nova onda de coronavírus deixa cidades mineiras em alerta Nova onda de coronavírus deixa cidades mineiras em alerta

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 21 de janeiro de 2022

O ano de 2022 começou e desde então Minas Gerais vem registrando um aumento em novos casos de contaminação por coronavírus. No boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na última terça-feira (18), registrou 20.810 novos casos. Os números superaram os registros de sábado (15), que, com 19.153 infecções, havia se tornado o recorde de casos registrados em 24h no estado.

A alta dos casos ocorre um mês após o primeiro registro de caso de Covid-19 provocado pela variante ômicron em Minas Gerais. De acordo com pesquisadores de sequenciamento genético, a variante já é predominante no estado e liga o sinal de alerta dos municípios mineiros, que veem as suas taxas de leitos de UTI e de enfermaria subirem.

O avanço das contaminações e o surto de Influenza também têm provocado a escassez dos testes de Covid-19 nos laboratórios. Quem procura os laboratórios em Belo Horizonte tem de enfrentar longas filas e a demora em receber o resultado do exame.

Confira abaixo a situação das onde se encontram as unidades da Petrobrás:

 

Ibirité

Na última terça-feira (18), a Prefeitura Municipal de Ibirité divulgou o boletim epidemiológico da cidade confirmando que, nas últimas 24h, haviam sido registrados 71 novos casos suspeitos e 33 casos confirmados de contaminação por Covid-19. No dia da divulgação a cidade não registrou nenhum óbito relacionado à doença.

Procurado pela imprensa do Sindipetro/MG na última quarta-feira (19), o Hospital e Maternidade Regional de Ibirité informou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade estão sobrecarregadas com os casos de coronavírus. Assim, não há mais leitos de CTI no hospital, que também atende outras enfermidades, e a ocupação de leitos da enfermaria já ultrapassa os 90%. 

 

Betim

Em Betim, o boletim epidemiológico da cidade, divulgado na terça-feira (18), registrou 52 novos casos de contaminação por coronavírus e 221 novos casos suspeitos em acompanhamento. A cidade apresenta uma ocupação de 45% dos leitos de enfermaria e 100% de ocupação dos leitos de 100%.

 

Juiz de Fora

Na terça-feira, a cidade de Juiz de Fora, na zona da mata mineira, registrou 152 novos casos confirmados de contaminação por Covid-19 e 1 óbito. De acordo com o boletim epidemiológico da cidade, os hospitais da cidade apresenta uma ocupação de 55,68% dos leitos de enfermaria e 74,3% ocupação dos leitos de UTI.

 

Montes Claros

Em seu site oficial, a Prefeitura Municipal de Montes Claros informa apenas os dados gerais da pandemia. Assim, até a última terça-feira a cidade registrou 45.820 casos confirmados de Covid-19. A Secretaria de Saúde do município foi procurada para especificar os números da última semana e a ocupação dos leitos e enfermarias da cidade, mas não tivemos resposta.

 

Belo Horizonte

Na capital do estado o avanço do coronavírus também volta a preocupar. De acordo com o boletim epidemiológico da quarta-feira (19), a ocupação dos leitos de enfermaria já chega aos 89,1%, enquanto a ocupação dos leitos de UTI corresponde a 74,5%, mantendo os índices da cidade no vermelho.