Mulheres nas ruas: “Bolsonaro nunca mais por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome”. Mulheres nas ruas: “Bolsonaro nunca mais por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome”.

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 9 de março de 2022

O Dia Internacional das Mulheres foi marcado por atos contra o governo Bolsonaro em todo o país, após dois anos sem manifestações nessa data por causa da pandemia. Em Belo Horizonte, as mulheres protagonizaram esse momento histórico com uma marcha que reuniu mulheres trabalhadoras, estudantes, negras, indígenas e LGBT+ de coletivos feministas, sindicatos e diversas organizações da sociedade civil.

As petroleiras marcaram presença. Para a diretora do Sindipetro/MG, Márcia Nazaré, o 8 de março é uma data de luta por melhores condições de vida protagonizada por mulheres que sempre estiveram nas ruas. “É muito importante que a petroleiras se unam e debatam as questões políticas e de gênero, pois isso afeta diretamente a qualidade de vida de todos”.

Numa marcha que seguiu da Praça da Liberdade até a Praça da Estação, faixas, cartazes e discursos nos carros de som reafirmavam as pautas feministas como o fim da violência de gênero, a legalização do aborto e a igualdade de direitos, entre outras. O tema desse ano foi “Pela vida das mulheres, Bolsonaro nunca mais, por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome”.

As manifestantes também se posicionaram contra as iniciativas de privatizar empresas como Correios, Eletrobrás e Petrobrás. Com cartazes nas mãos, as mulheres denunciavam que elevar o preço da luz e do botijão de gás é roubo. Também houve repúdio a atitudes misóginas como a do deputado paulista Arthur do Val. Recentemente, ele teve um áudio vazado onde dizia que as ucranianas, refugiadas de guerra, são fáceis porque são pobres.