Precarização no DH expõe desprezo a vida e meio ambiente Precarização no DH expõe desprezo a vida e meio ambiente

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 11 de março de 2022

As denúncias de descumprimento do número de efetivo mínimo na Regap têm sido cada vez mais frequentes e com maior número de unidades afetadas


por Sindipetro/MG

 

Na última segunda-feira (7), a Refinaria Gabriel Passos (Regap) deu início aos treinamentos da brigada de combate a incêndio. Para possibilitar a realização do curso, alguns técnicos de operação foram liberados, das 7h30 às 15h, para o campo de treinamento. Porém, ao realizar o ato, a refinaria fez com que algumas áreas tivessem que trabalhar abaixo do número de efetivo mínimo, causando uma perda significativa na segurança dos trabalhadores e da planta.

De acordo com denúncias recebidas pelo Sindipetro/MG, neste dia, a unidade de Destilação de Petróleo (DH) da Regap cedeu 2 trabalhadores para o curso, ficando com um operador a menos na console e um a menos na área operacional, sobrecarregando o técnico do GPI que estava dando apoio. A situação ganha maior gravidade quando se observa que o período entre 7h e 15h30 possui um grande volume de trabalho, causando um desgaste ainda maior no petroleiro e na petroleira em situação de sobrecarga de trabalho.

As denúncias de descumprimento do número de efetivo mínimo na Regap têm sido cada vez mais frequentes e com maior número de unidades afetadas. O Sindipetro/MG chama a atenção para o descaso com que a gerência local vem tratando a saúde das trabalhadoras e trabalhadores, impondo-lhes condições de trabalho de desgaste físico e mental. É urgente que a empresa tome medidas para evitar mais um caso fatal dentro de uma unidade da Petrobrás.

 

Sucateamento sem limites

Para além da questão do descumprimento do número de efetivo mínimo, chama a atenção o sucateamento generalizado da Refinaria Gabriel Passos (Regap). Em fevereiro foi exposto pelo Sindipetro/MG as péssimas condições de trabalho na unidade de hidrotratamento (HDT) causadas por constantes falhas por trip e em diversas válvulas de equipamentos da unidade.

As condições de trabalho na unidade de Destilação de Petróleo (DH) não são diferentes. Na UDAV1, o 02-K-03, compressor de retirada dos gases de topo da torre de destilação a vácuo (02-C-01), quebrou o eixo principal devido cisalhamneto. Segundo os relatos, nunca houve manutenção nesse eixo desde que ele entrou em operação.

Com a ausência desse compressor, no dia 27 de fevereiro de 2022, o gás contendo hidrocarbonetos e componentes tóxicos, que normalmente segue para o CCF1, foi desviado para a atmosfera. A emissão desses gases provoca a contaminação ambiental e representam risco à saúde das pessoas, em especial as que moram no entorno da refinaria. O retorno do compressor está previsto para acontecer somente no próximo 25 de março.

É isso que representa o projeto privatista do governo Bolsonaro: desprezo com a vida e com o meio ambiente.