36º Congresso Estadual dos Petroleiros acontece nos dias 7 e 9 de abril 36º Congresso Estadual dos Petroleiros acontece nos dias 7 e 9 de abril

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 1 de abril de 2022

Sob o mote de “Na luta por direitos, contra as privatizações: Bolsonaro Nunca Mais!”, o evento será realizado nos dias 7 e 9 de abril


por Sindipetro/MG

 

A categoria petroleira de Minas Gerais irá se reunir no dia 7 de abril, para dar início ao 36º Congresso Estadual, promovido pelo Sindipetro/MG. Sob o mote de “Na luta por direitos, contra as privatizações: Bolsonaro Nunca Mais!”, o evento será realizado nos dias 7 e 9 de abril e contará com convidados especiais para debater a conjuntura nacional e as privatizações. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/HC3KtoXtVoQDpRWs7

O congresso estadual dos petroleiros é um espaço consolidado para o debate da categoria e a construção das lutas que serão realizadas no decorrer de 2022. Em ano de negociação do acordo coletivo de trabalho, a presença e empenho da categoria se tornam ainda mais importantes, pois é na unidade trabalhadora que são construídas as pautas de reivindicações.

“O Congresso dos Petroleiros é o momento para organizarmos as nossas pautas e as nossas lutas. Por isso, a presença da categoria é essencial para a construção coletiva das nossas reivindicações à empresa” afirma Alexandre Finamori, coordenador geral do Sindipetro/MG.

A abertura do 36º Congresso dos Petroleiros de Minas Gerais acontecerá presencialmente no dia 7 de abril, às 18h30 na sede do Sindipetro/MG – Av. Barbacena, nº 242, Barro Preto, em Belo Horizonte/MG. Neste dia, o Sindipetro/MG irá realizar uma transmissão ao vivo do evento pelo YouTube e Facebook do sindicato.

O segundo dia do evento será no sábado, 9 de abril, e somente de forma presencial. O dia do evento será aberto às 8h30, com o café da manhã. Ainda na parte da manhã serão debatidas a AMS e Petros, assim como as pautas de reivindicação para o ACT. (Veja a programação completa)

 

Na luta por direitos, contra as privatizações: Bolsonaro Nunca Mais!

A categoria petroleira é reconhecida por toda a sociedade mineira como trabalhadores e trabalhadoras que lutam, de forma conjunta, em defesa das estatais e do povo brasileiro. Assim, o congresso estadual dos petroleiros é um momento de vital importância para que o debate seja realizado e que, nos próximos meses, as nossas forças sejam aplicadas visando os mesmos objetivos coletivos.

O governo Bolsonaro vem, constantemente, atacando os nossos direitos e promovendo uma privatização fatiada da Petrobrás. Esse é o momento de nossa unidade e luta. Juntos derrotaremos Bolsonaro e sairemos mais fortes!

 

Programação

7 de Abril | Quinta-Feira (Híbrido) – Cerimônia de Abertura com transmissão Ao Vivo 

18:30 – Abertura Política (Saudações políticas) 

19:30 – Análise de Conjuntura: Privatizações  

9 de abril | Sábado (Presencial) – Congresso – Presencial 

08:30 – Café da Manhã 

09:00 – Aprovação do Regimento 

09:30 às 12:00 – Mesa de Debate 1: Direitos (ACT, AMS e Petros) – Apresentação – DIEESE  

12:00 às 13:30 – Almoço 

13:30 às 15:00 – Mesa de Debate 2: Privatizações e Condições de Trabalho 

15:00 às 15:15 – Lanche 

15:15 às 17:30 – Plenária Final – Aprovação de propostas e encaminhamentos – Aprovação de Teses e Moções – Eleição de Delegados para PlenaFUP 

17:30 – Confraternização (Churrasco)