Jovens dizem por que vão tirar o título de eleitor em 2022 Jovens dizem por que vão tirar o título de eleitor em 2022

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 4 de abril de 2022

Após mobilização, quase 100 mil títulos foram emitidos em uma semana


por Ana Carolina Caldas | Brasil de Fato

Após mobilização de artistas, cerca de 100 mil novos titulos foram emitidos; Anita, 17 anos, foi uma das jovens a buscar o TRE para emissão do documento – Arquivo pessoal

 

No começo de março, pouco mais de 800 mil jovens entre 16 e 17 anos tinham feito o título de eleitor, segundo a Justiça Eleitoral, a menor adesão desde a aprovação do voto para essa faixa etária. Porém, nas duas últimas semanas, quase 100 mil jovens solicitaram o título, após a mobilização de entidades estudantis, influenciadores na internet e artistas.

Anitta, Emicida, Luiza Sonza e Zeca Pagodinho, entre outros, fizeram vídeos, postagens em redes sociais ou em shows convocando a juventude a participar das eleições. A maioria também destacou a importância do voto pela necessidade de mudanças no país.

No Instagram, Anitta, a dona do hit número 1 na rede mundial Spotify, fez uma convocação a seu estilo. “Vamos lá, pelo amor de Deus, mudar esse presidente. Vamos tirar esse título, cansada de ser a única alegria do brasileiro. Vamos embora, gente. Se vocês não tirarem esse título, eu vou me aposentar e acabou, hein. Vou dormir, eu canso, vou desistir e jogar a toalha. Vamos tirar esse título, gente. Votar ‘Fora, Bolsonaro’ e fora todo mundo”, disse.

Para saber os motivos que os levam a tirarem seus títulos, o Brasil de Fato Paraná conversou com alguns desses jovens que vão votar pela primeira vez.

 

Confira o que disseram:


Beatriz, 16 anos, vai votar pela primeira vez em 2022 porque não aceita Bolsonaro no poder. / Arquivo pessoal

 

Beatriz dos Santos Ramos, 15 anos 

“Eu faço 16 anos em julho e fiz o título, agora em março. Eu quero votar, acho necessário, pois não é justo uma pessoa como Bolsonaro, que ofende minorias, continuar no poder. Vou votar com gosto!”


Anita, 17 anos, fez o título na última semana e disse que está empolgada para votar / Arquivo pessoal

 

Anita Piangers, 17 anos 

“Eu fiz agora, nessa semana, presencialmente, Vi que tinham poucos jovens lá e mais idosos fazendo o título. Fiquei nervosa porque é uma experiência mais adulta do que eu estou acostumada. Estou muito empolgada para votar, me sinto parte da comunidade, me tornando uma cidadã. Eu acho muito importante os jovens votarem porque isso vai influenciar nosso futuro, nossos próximos anos.


Victor, 15, disse que o voto é importante porque define o futuro do país. / Arquivo pessoal

 

Victor de Melo Pereira, 15 anos 

“Com o título de eleitor temos a oportunidade de participar do processo eleitoral e ajudar a definir o futuro de nosso país. As eleições afetam a nossa vida tanto no presente como no futuro.”

 

Quem pode votar 

Podem votar todos os jovens que tenham pelo menos 16 anos no dia da eleição, ou seja, 2 de outubro. O prazo para tirar o título é 4 de maio. É possível fazer presencialmente no Tribunal Regional Eleitoral ou por meio da plataforma online do TSE: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net

Fonte: BdF Paraná
Edição: Frédi Vasconcelos