Trabalhadores da ELFE sofrem com atraso de salário e risco de calote Trabalhadores da ELFE sofrem com atraso de salário e risco de calote

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 11 de maio de 2022

Empresa que presta serviço à Petrobrás vem descumprindo suas obrigações trabalhistas em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Norte


por Sindipetro/MG

 

Os trabalhadores e as trabalhadoras da empresa ELFE, prestadora de serviços da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité), em Ibirité/MG, estão novamente sofrendo com o atraso no pagamento de salários, vale-alimentação e demais benefícios. O descumprimento das obrigações trabalhistas têm sido rotina da ELFE não só em Minas Gerais, como também nos demais estados no qual a empresa é responsável por prestar serviço à Petrobrás, causando paralisações em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Desde o segundo semestre de 2021, o Sindipetro/MG vem denunciando as irregularidades da empresa, tanto por meio de sua comunicação, quanto por reuniões realizadas junto com a gerência da termelétrica. Porém, apesar do comprometimento da gerência local em solucionar o caso, os problemas envolvendo a ELFE tem se agravado.

“É inadmissível que na maior empresa da América Latina tenha gente sem receber em dia. A crueldade é tão grande que a ELFE, mesmo sem pagar salários e vale alimentação, continua depositando a conta gotas o vale transporte para que os trabalhadores sigam trabalhando sem receber. Por não se tratar de um caso isolado da ELFE, a Sede da Petrobrás precisa assumir esse BO e acabar com esse verdadeiro caos” enfatiza o petroleiro da UTE-Ibirité e diretor do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro.

Na última quarta-feira (11), em reunião programada com a Petrobrás, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) cobrou que a gestão da estatal assuma sua responsabilidade na garantia dos direitos dos trabalhadores terceirizados, evitando que eles fiquem desamparados diante das ilegalidades da ELFE.

 

Solidariedade de classe

Diante das dificuldades enfrentadas por trabalhadoras e trabalhadores da ELFE, a categoria petroleira da UTE-Ibirité somou-se à luta de seus companheiros e realizou, nesta quarta-feira (11), uma mobilização de atraso na entrada dos petroleiros de turno e HA. A mobilização teve como objetivo pressionar a Petrobrás para que ela se comprometa para solucionar o problema.

Em ajuda aos colegas de trabalho que enfrentam a situação, os petroleiros da usina termelétrica se uniram em uma campanha de solidariedade aos funcionários afetados. Somando-se à luta, o Sindipetro/MG se comprometeu a auxiliar as trabalhadoras e trabalhadores da ELFE com a doação de cestas básicas, inclusive para empregados demitidos nos últimos meses.

“É muito importante a solidariedade de todos os trabalhadores nesse momento tão duro, seja com doações, seja na luta para pressionar a empresa. As pessoas estão passando dificuldades, com contas e aluguel vencendo e comida faltando em casa. Só a solidariedade de classe para dar conta de tanto desrespeito para com os trabalhadores” destaca o diretor sindical, Felipe Pinheiro.

Leia também: Sem receber salários, trabalhadores da Elfe deflagram greve em todo o país