Incêndio na casa de força da RPBC é contido por brigadistas Incêndio na casa de força da RPBC é contido por brigadistas

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de maio de 2022

O acidente ocorre a menos de uma semana da auditoria do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), órgão certificador da NR 13, que vai auditar a refinaria na próxima semana


por Sindipetro/LP

 

Um incêndio de grandes proporções foi controlado nesta terça-feira (17), na RPBC, pela brigada de incêndio da refinaria. Segundo as primeiras informações, o acidente começou possivelmente devido a vazamento de resíduo de vácuo perto da Casa de Força, local onde ocorreu o incêndio. As unidades em torno da Casa de Força foram evacuadas. Não há informações sobre feridos.

Felizmente, graças aos brigadistas, mais uma tragédia anunciada foi impedida. No entanto, há relatos de que houve danos nos cabos de instrumentação de unidades importantes, como UFCC, URA e URC, que deixaram os operadores da sala de controle sem nenhum comando. O dano é grave, pois sem comando dos operadores, a refinaria fica às cegas.

Como o sindicato tem alertado, a causa do acidente, que ainda será apurada, começa por falta de gestão da gerência da refinaria, que mantém a unidade com baixo efetivo, com reposição de operadores antigos, aposentados pelo PIDV, por operadores novos ou com pouca experiência em área industrial e que passam por treinamento ineficientes.  Outra falha grave da gerência é permitir a elaboração de Permissões de Trabalho e análises de riscos por pessoas que não são executantes do trabalho.  Todos esses problemas já foram apontados pelo sindicato, inclusive na última reunião realizada com o RH no dia 25 de abril.

Apesar do pronto atendimento dos brigadistas, trabalhadores relatam que o alarme de incêndio não tocou em nenhuma área, nem mesmo alerta de estado de emergência, sendo que muitos foram avisados do incêndio por operadores que comunicavam os demais por rádio. Os trabalhadores também dizem que não houve orientações para evacuação, com cada área atuando de maneira diferente à emergência.

Vale lembrar que os brigadistas de incêndio são constantemente desvalorizados pela empresa, embora sejam sempre os que respondem de imediato as emergências. Esperamos que a partir de mais esse incidente a empresa passe a reconhecer e valorizar mais esses trabalhadores.

O acidente ocorre a menos de uma semana da auditoria do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), órgão certificador da NR 13, que vai auditar a refinaria na próxima semana. A NR-13 regra sobre a integridade física dos equipamentos, com foco em vasos de pressão, caldeiras e tubulações.

O acidente serve de alerta pelo que o sindicato tem reclamado há muito tempo, que é a falta de manutenção da RPBC, baixo efetivo para atender as emergências, pois como ocorreu hoje, todas as unidades foram paradas manualmente.

O sindicato irá cobrar participação da análise de acidentes que será instaurada para avaliar o ocorrido e estará acompanhando a apuração dos fatos para maiores informações.