Categoria petroleira de Minas Gerais realiza ato contra a privatização do Sistema Petrobrás Categoria petroleira de Minas Gerais realiza ato contra a privatização do Sistema Petrobrás

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 27 de maio de 2022

O Sindipetro/MG iniciou a organização de reuniões setoriais com as petroleiras e os petroleiros da Regap


por Sindipetro/MG

Foto: Sindipetro/MG

 

Nesta sexta-feira (27), a categoria petroleira de Minas Gerais esteve mobilizada, no gramado da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim/MG, para lutar contra a privatização da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), no Ceará. O ato foi convocado pelo Sindipetro/MG e pela Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A venda da Lubnor foi aprovada na última quarta-feira (25) pelo Conselho de Administração da Petrobrás. Lesiva ao povo brasileiro e ao desenvolvimento industrial da região, a entrega da refinaria ao grupo Grepar Participações é também um roubo aos cofres públicos. De acordo com o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP), o valor de U$32 milhões, oferecido pela Grepar Participações, corresponde a apenas 55% do valor real da refinaria.

Precisamos nos indignar com a entrega criminosa da LUBNOR, mas precisamos também transformar essa indignação em luta. Este governo entreguista quer fazer o mesmo com a REGAP, então é importante que os interessados em comprar saibam que a categoria resistirá até o fim na defesa da permanência da Petrobrás em Minas” afirma o coordenador geral do Sindipetro/MG, Alexandre Finamori.

 

Reuniões Setoriais

O Sindipetro/MG iniciou a organização de reuniões setoriais com as petroleiras e os petroleiros da Regap. Com esses encontros, a diretoria do sindicato busca criar um espaço de conversa ampliada, em que a categoria petroleira possa debater a conjuntura nacional e regional de privatização do Sistema Petrobrás.

O objetivo das setoriais é dialogar com a categoria e construir coletivamente a mobilização dos petroleiros de Minas Gerais na luta contra a privatização da Regap.