Mudança de custeio da AMS será um dos grandes desafios do ACT Mudança de custeio da AMS será um dos grandes desafios do ACT

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 9 de junho de 2022

Uma das principais reivindicações da categoria é passar a tabela de contribuição de 60\40 para 70\30 como era antes do último Acordo Coletivo de Trabalho


por Sindipetro/MG

O assessor da FUP, Cloviomar Cararine, foi um dos palestrantes do seminário / Foto: Paulo Neves

 

Diretores do Sindipetro\MG participaram do Seminário da Federação Única dos Petroleiros (FUP), ocorrido nos dias 6 e 7 de junho, no Rio de Janeiro, que discutiu a situação da AMS. No Seminário, palestrantes convidados debateram as propostas aprovadas na 10ª Plenafup para recuperar o plano de saúde dos trabalhadores do Sistema Petrobrás. 

A AMS tem sido um dos principais focos de ataque das gestões bolsonaristas da empresa, com prejuízos graves aos trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas, o que tem fragilizado, ainda mais, a saúde e a segurança da categoria. Uma das principais reivindicações da categoria é passar a tabela de contribuição de 60\40 para 70\30 como era antes do último Acordo Coletivo de Trabalho.

O assessor econômico da FUP Cloviomar Caranine fez uma análise dos regulamentos dos planos AMS e APS com um comparativo do ACT 2020/2022. “As análises e debates no seminário foram importantes para direcionar as estratégias para as negociações do próximo ACT”, opina o diretor do Sindipetro\MG, Anselmo Braga. 

“Nós aposentados e pensionistas temos que nos unir aos trabalhadores da ativa na mobilização em defesa do ACT e contra a venda da Regap. Com estas privatizações, a AMS estará sob risco. Sem a contribuição do pessoal da ativa o plano fica insustentável”, opina o diretor do Sindipetro\MG, Leopoldino Martins.