Trabalhadores da ELFE tem novo atraso de salário em Ibirité Trabalhadores da ELFE tem novo atraso de salário em Ibirité

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 15 de junho de 2022

O contexto e a constância destes atrasos alertam para o risco de calote nos trabalhadores


por Sindipetro/MG

Foto: Reprodução

Após sofrer com novos atrasos no pagamento de salários e benefícios, os trabalhadores da ELFE paralisaram as suas atividades nesta semana. Responsável por prestar serviços à Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité), a empresa vem apresentando dificuldades em cumprir com seus compromissos financeiros. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos alertam para o risco de calote da empresa.

O atraso no pagamento de salários e outros benefícios, assim como o atraso no pagamento de multas rescisórias, tem sido críticas constantes entre os funcionários da ELFE. A situação vem se arrastando ao longo dos últimos seis e não afeta apenas os trabalhadores de Minas Gerais. Já são 8 dias de atraso no pagamento, incluindo de vale transporte e alimentação. Os trabalhadores se recusam a trabalhar nessas condições. A empresa também tem apresentado dificuldade em cumprir os seus compromissos em bases da Petrobrás localizadas no Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo e Norte Fluminense.

“A situação dos trabalhadores da ELFE vai se tornando cada dia mais grave e absurda. Seguimos cobrando da gerência local e da Sede da Petrobrás para que os direitos e verbas dos trabalhadores sejam garantidos. Não é só uma responsabilidade legal da empresa, é uma questão de humanidade!” afirmou o operador da UTE-Ibirité e diretor do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro.

Como já denunciado pela FUP e seus sindicatos, o contexto e a constância destes atrasos alertam para o risco de calote nos trabalhadores. O Grupo Atma, dono da ELFE, acaba de entrar com pedido de recuperação judicial. O Sindipetro/MG cobrou explicações da gerência da UTE-Ibirité, que informou estar tomando providências legais em relação ao contrato da ELFE e o futuro dos trabalhadores terceirizados.