Começa na próxima quinta-feira mobilização e assembleia para rejeitar  primeira Contraproposta de ACT da Petrobrás Começa na próxima quinta-feira mobilização e assembleia para rejeitar primeira Contraproposta de ACT da Petrobrás

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 28 de junho de 2022

Tem início na próxima quinta-feira (30), às 7h, as assembleias mineiras para debate e deliberação da contraproposta de ACT, apresentada pela Petrobrás


por Sindipetro/MG

 

Tem início na próxima quinta-feira (30), às 7h, as assembleias mineiras para debate e deliberação da contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), apresentada pela Petrobrás. O indicativo do Sindipetro/MG é pela rejeição da contraproposta. Essas assembleias também devem debater e deliberar a aprovação de greve, com data a ser indicada pela FUP e Sindicatos, caso um projeto de privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional.

Na Usina Termelétrica de Juiz de Fora, em Juiz de Fora/MG, será realizada assembleia única, no dia 30 de junho, às 7h. E, na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, a assembleia única será realizada no dia 5 de julho, às 7h.

Por sua vez, os petroleiros da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité), contarão com cinco dias de assembleia, a serem realizadas no gramado da Refinaria Gabriel Passos (Regap)

Os pontos de pauta e o calendário de assembleias da UTE-Ibirité podem ser consultado abaixo:

  • Pautas

 

  1. Rejeição da Primeira Contraproposta de ACT da Petrobrás;
  2. Aprovação de Greve com data a ser indicada pela FUP e Sindicatos, caso um Projeto de Privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional e Assembleia em caráter permanente.

Quadro de Horários de Assembleias na UTE-Ibirité

Dia Horário Grupo
30/06 – Quinta-feira 7h G5
02/07 – Sábado 7h G1
04/07 – Segunda-feira 7h G2
06/07 – Quarta-feira 7h G3
08/07 – Sexta-feira 7h C4 + HA

 

Refinaria Gabriel Passos (Regap)

Na Refinaria Gabriel Passos (Regap), as assembleias terão uma pauta extra, específica da unidade, que trata da aprovação do estado de greve da refinaria em defesa dos direitos dos petroleiros e petroleiras, em eventual venda da unidade. As assembleias na Regap iniciam-se na quinta-feira (30), e serão realizadas até o dia 8 de julho (sexta-feira), no gramado da refinaria.

O calendário completo de assembleias na refinaria e os pontos de pauta podem ser consultados abaixo:

  • Pautas
  1. Aprovação do estado de greve da REGAP em defesa dos direitos dos petroleiros e petroleiras, conforme ofício n°22/2022 , em eventual venda da
  2. Rejeição da Primeira Contraproposta de ACT da Petrobrás
  3. Aprovação de Greve com data a ser indicada pela FUP e Sindicatos, caso um Projeto de Privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional e Assembleia em caráter permanente.

 

Quadro de Horários de Assembleias na Regap

Dia Horário Grupo
30/06 – Quinta-feira 7h D1
02/07 – Sábado 7h E5
04/07 – Segunda-feira 7h A2
06/07 – Quarta-feira 7h B4
08/07 – Sexta-feira 7h C3 + HA

 

Assembleia dos Aposentados

Os petroleiros aposentados e pensionistas irão se reunir no próximo dia 30 de junho, quinta-feira, na sede do Sindipetro/MG para avaliar a contraproposta da Petrobrás para o ACT que modifica cláusulas sobre a AMS e quer retirar direitos da categoria.

A Petrobrás propõe o aumento da relação de custeio para 50×50, aumento da margem consignável para 40%; cláusula do saldo devedor com cobrança automática no mês subsequente, em 3 parcelas, sendo que o valor não será considerado no cálculo da margem consignável; entre outras.

Após a assembleia, será realizada uma confraternização com os presentes.