Primeira assembleia na Regap reafirma pautas da categoria Primeira assembleia na Regap reafirma pautas da categoria

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 30 de junho de 2022

Nesta quinta-feira (30\06), iniciou a rodada de assembleias convocada pelo Sindipetro\MG nas bases da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim e da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité). As assembleias continuam até 8 de julho. 


Na assembleia do 30\06, no gramado da Regap, a categoria deliberou sobre os pontos de pauta levados para a avaliação. São eles, garantia de direitos diante da iminente venda da Regap, rejeição da contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2022\23) e proposta de greve permanente caso projeto de privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional, como articula o governo federal. 

Nessa primeira assembleia, a maioria aprovou a proposta de estado de greve na Regap em defesa dos direitos dos petroleiros e petroleiras, em eventual venda da refinaria, conforme ofício enviado pelo Sindicato à gerência geral. Esse ponto de pauta não se aplica à categoria da base da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité). 

Também foi rejeitada a primeira contraproposta da Petrobrás para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com reajuste abaixo da inflação e retirada direitos da categoria petroleira no ACT. A contraproposta da empresa não atende a pauta de reivindicações aprovada pela categoria e encaminhada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). 

 A assembleia, realizada na Regap, aprovou a proposta de greve geral com data a ser indicada pela FUP e Sindicatos, no caso de proposição do governo Bolsonaro e do Congresso Nacional sobre privatização da Petrobrás. 

 “Mesmo sendo a primeira assembleia, foi de grande importância a participação de todas e todos para rejeitarmos em peso a proposta de ACT que é um insulto à categoria. A base mineira nunca fugiu da luta por seus direitos e em defesa da Petrobrás. Vamos mobilizar em defesa da pauta apresentada pelos trabalhadores e em defesa da Regap”, afirma o coordenador geral do Sindipetro\MG, Alexandre Finamori.