Assembleia de aposentados rejeita com unanimidade contraproposta de ACT Assembleia de aposentados rejeita com unanimidade contraproposta de ACT

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 1 de julho de 2022

Não bastassem os descredenciamentos de médicos e hospitais ocorridos nos últimos meses, a Petrobrás tenta impor que o custeio passe a ser de 50×50


por Sindipetro/MG

 

Os aposentados e pensionistas do Sindipetro/MG realizaram nesta quinta-feira (30), assembleia para rejeição da contraproposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Petrobrás. A mobilização teve início às 17h, na sede do sindicato, e contou com a participação do palestrante Arcângelo Queiroz, da Associação dos Beneficiários da Cemig Saúde e Forluz (ABCF). Por unanimidade, a assembleia decidiu recusar a contraproposta da empresa.

A Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) é um dos temas mais importantes na discussão do ACT. Alvo de ataques da empresa nos últimos anos, a AMS recebe agora, na contraproposta da Petrobrás, mais um duro golpe. Não bastassem os descredenciamentos de médicos e hospitais ocorridos nos últimos meses, a Petrobrás tenta impor que o custeio passe a ser de 50×50, com a empresa pagando 50% e os beneficiários os outros 50%.

Para Arcângelo Queiroz, “a empresa está oferecendo uma contagem regressiva aos aposentados, em que os próximos passos são oferecer 40×60, 30×70”. Com isso, o objetivo da empresa, de acordo com Arcângelo Queiroz, é retirar os aposentados de suas despesas. “A Petrobrás está tentando jogar a categoria ativa contra os aposentados e vice-versa. A empresa tenta dividir a categoria para facilitar o processo de privatização”, completou.

Desvincular a AMS do RH já é uma tentativa de longo prazo da Petrobrás. A criação da Associação Petrobras Saúde (APS) e sua tentativa de colocá-la como gestora da AMS, é um ataque aos direitos da categoria petroleira, seja ativa ou aposentada. Retirar a AMS do Acordo Coletivo de Trabalho, como propôs a Petrobrás, é uma afronta à quem dedicou anos de sua vida à empresa e que hoje precisa da assistência médica para melhor e aproveitar a sua aposentadoria.

 

Aposentados têm papel importante na defesa da Regap

A assembleia dos aposentados iniciou com uma fala do coordenador-geral do Sindipetro/MG, Alexandre Finamori. Em sua fala, ele fez um balanço do primeiro dia de assembleia na Refinaria Gabriel Passos (Regap) e destacou a importância de contar com os aposentados na luta contra a privatização da refinaria. “A experiência de vocês, que estiveram na greve de 1994 será de extrema importância para a luta em defesa da refinaria. Precisamos da ajuda de vocês para resistir e aprender com quem fez a história da categoria” afirmou.

 

30/06/2022 - Assembleia dos Aposentados