Petroleiros de Montes Claros rejeitam contraproposta de ACT da Petrobrás e aprovam greve caso Congresso Nacional paute privatização da Petrobrás Petroleiros de Montes Claros rejeitam contraproposta de ACT da Petrobrás e aprovam greve caso Congresso Nacional paute privatização da Petrobrás

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 5 de julho de 2022

Os petroleiros e as petroleiras de Montes Claros têm sido um exemplo de luta pela garantia de direitos e na luta contra a privatização do Sistema Petrobrás


por Sindipetro/MG

Petroleiros da PBio rejeitam ACT com unanimidade

 

A categoria petroleira da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, unidade da Petrobrás Biocombustível (PBio) em Montes Claros/MG, esteve reunida na manhã desta terça-feira para rejeitar por unanimidade a contraproposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Petrobrás. Os trabalhadores também aprovaram, por ampla maioria, uma greve caso um Projeto de Privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional.

Os petroleiros e as petroleiras de Montes Claros têm sido um exemplo de luta pela garantia de direitos e na luta contra a privatização do Sistema Petrobrás. Ainda em 2021, a categoria local realizou uma greve histórica em defesa dos seus empregos e contra a venda da Petrobrás Biocombustível. A rejeição unânime da contraproposta de ACT da Petrobrás é mais um marco na luta desses trabalhadores. Assim como a aprovação, por ampla maioria, de greve no caso de um Projeto de Privatização da Petrobrás ser colocado no Congresso Nacional, demonstra o compromisso desses petroleiros com a luta por uma Petrobrás forte, estatal e comprometida com o povo brasileiro.

Além de Montes Claros, as assembleias já foram concluídas com os petroleiros da Usina Termelétrica de Juiz de Fora (UTE-Juiz de Fora) e com os aposentados, locais em que a contraproposta da Petrobrás também foi rejeitada por unanimidade. Com a conclusão da assembleia na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro (PBio), restam apenas mais quatro assembleias a serem realizadas em Minas Gerais. Duas são com os petroleiros e as petroleiras da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e outras duas com a categoria petroleira da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité), conforme calendário abaixo.

 

Refinaria Gabriel Passos (Regap)

06/07 – Quarta-feira | 7h | B4

08/07 – Sexta-feira | 7h | C3 + HA

 

Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité)

06/07 – Quarta-feira | 7h | G3

08/07 – Sexta-feira | 7h | G4 + HA

 

Veja fotos:

05/07/2022 - Assembleia de rejeição da contraproposta do ACT (PBio)