FUP rejeita a contraproposta de ACT FUP rejeita a contraproposta de ACT

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 22 de julho de 2022

Avaliação é de que a contraproposta é indecorosa e não apresenta avanços em relação à anterior


por Sindipetro/MG

Em reunião entre os sindicatos que compõem a Federação Única dos Petroleiros (FUP), foi rejeitada a contraproposta apresentada pela gestão da Petrobrás, na segunda reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), ocorrida em 19 de julho.

A avaliação é de que a contraproposta é indecorosa e não apresenta avanços em relação à anterior, que foi rejeitada por unanimidade em assembleias da categoria.

A gestão da Petrobrás insiste na retirada de direitos e não avança nas negociações com a categoria petroleira. Na nova contraproposta, somente o reajuste salarial passou para 7%, índice abaixo da inflação projetada para o período, e houve um recuo em relação à retirada da Gratificação de Campo Terrestre de Produção e das dobradinhas (remuneração dos feriados trabalhados durante o turno). A contraproposta foi seguida pelas subsidiárias, com exceção da PBio, que mantém a proposta de reajuste de 5%.

“Não tivemos qualquer avanço relevante. Nos preocupa muito chegar ao meio de julho com uma segunda proposta nesse nível. É como se vocês (gestores) estivessem incitando propositalmente a categoria contra a empresa”, afirmou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, na mesa de negociação.