Morte na P-19 evidencia desprezo da Petrobrás com a vida Morte na P-19 evidencia desprezo da Petrobrás com a vida

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 3 de agosto de 2022

O Sindipetro/MG realizou nessa, quinta-feira (4), com o turno e HA, um ato por justiça e em memória de Patrick Carlos, petroleiro que veio a óbito após acidente na P-19, em Campos dos Goytacazes/RJ. Patrick é mais uma vítima da política de desprezo da Petrobrás com a vida de seus funcionários. 


por Sindipetro/MG

NF protesta nesta manhã no Heliporto do Farol contra morte de caldeireiro em P-19 | Foto: Sindipetro/NF

 

A política de insegurança do trabalho provocou mais uma morte na Petrobrás. Nesta terça-feira (2), o caldeireiro Patrick Carlos, 37 anos, a bordo da plataforma P-19, em Campos dos Goytacazes/RJ, veio a óbito após inalar gás carbônico. natural de São Mateus/ES, Patrick era casado e deixou dois filhos.

De acordo com informações iniciais apuradas pelo Sindipetro/NF, o acidente ocorreu às 9h30 de ontem, na sala do moto gerador na plataforma. Na hora do acidente, havia quatro petroleiros no local. Três conseguiram escapar, mas Patrick não conseguiu deixar a sala e veio a óbito após a inalação do gás.

Em matéria  divulgada no site do Sindipetro/NF, Tezeu Bezerra, coordenador geral da entidade, denunciou o sucateamento das instalações da Petrobrás e cobrou melhores condições de trabalho. “Mais um trabalhador perde a vida na Petrobrás, fruto da precarização das condições de trabalho e da redução de investimentos em segurança. Lutaremos por melhores condições e participaremos da comissão de investigação de acidente”, denunciou.

 

Sucateamento da Petrobrás 

Os sindicatos dos petroleiros têm denunciado, há algum tempo, os riscos assumidos pela Petrobrás por levar adiante a política de sucateamento das suas instalações. Ao colocar como objetivo prioritário a maximização dos seus lucros, a Petrobrás reduz a sua preocupação com a vida dos trabalhadores.

Somente neste ano de 2022 já ocorreram outras duas mortes na Petrobrás. Em fevereiro, José Arnaldo Amorim veio a óbito na Refinaria Duque de Caxias Reduc). Em março, um acidente com helicóptero contratado pela Petrobrás, no sul do estado da Bahia, causou a morte de Luiz Augusto Volpiano Pereira, além de outros 12 feridos.

É com urgência que o Sindipetro/MG cobra que a Petrobrás construa uma política de preservação da vida dos petroleiros próprios e terceirizados. E reverta o processo de sucateamento de suas instalações, proporcionando melhores condições de trabalho, antes que outros acidentes venham a acontecer novamente. Os trabalhadores são mais que matrículas!

O Sindipetro/MG manifesta a sua solidariedade com os familiares e amigos de Patrick Carlos. E clama por justiça a todas as vítimas de acidente de trabalho.